Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Tecnólogo: formação de curta duração com empregabilidade

Dia do Tecnólogo: formação de curta duração com empregabilidade

Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2016, 12h59 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2016, 12h59

O mercado de trabalho está aquecido para os que possuem formação técnica e tecnológica. Em 06 de outubro, comemora-se o Dia do Tecnólogo. A curta duração, que vai de dois a três anos, e a facilidade de inserção no mercado são alguns dos atrativos dessa formação. A Universidade Federal do Tocantins oferece cursos em Gestão de Turismo, Tecnologia em Logística, Gestão de Cooperativas e Tecnologia em Turismo Patrimonial e Socioambiental.

Diferenças entre técnico e tecnólogo
O coordenador do curso de Tecnologia em Logística, Warton da Silva Souza, explica a diferença do curso técnico para o tecnólogo. “O tecnólogo exige que o aluno tenha completado o ensino médio. Já o técnico, pode ser realizado a partir do ensino fundamental. Ambos possuem foco nas necessidades do mercado, sendo que os cursos técnicos formam profissionais operacionais e os cursos tecnológicos, formam gestores, supervisores, analistas e coordenadores”, disse.

Warton ainda reforça que o Tocantins apresenta uma ampla necessidade de profissionais capacitados e com boa formação acadêmica. “Investir em um curso de tecnologia pode ser a melhor saída para quem procura uma carreira promissora e com rápida inserção no mercado de trabalho”, disse.

Vantagens da formação tecnológica
O coordenador do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas do Câmpus de Araguaína da UFT, Rumeninng Abrantes dos Santos, mostra que o estudante tem a oportunidade de vivenciar a prática de seu futuro ambiente profissional. “O grande diferencial dos cursos tecnológicos é que eles aproximam o acadêmico o mais perto possível da sua realidade de trabalho”, pontuou.

O estudante de Gestão de Cooperativas, Gustavo Jacinto Silva Gonçalves, fala sobre a escolha do curso. “Quando estava decidindo a graduação, eu vi que a modalidade era uma opção rápida e abrangente, que poderia me proporcionar uma inserção no mercado de trabalho”, conta.

Aula do curso de Gestão Cooperativas (Foto: arquivo pessoal)

Mylla Kristyan Ferreira, estudante de Logística, comenta as vantagens da formação tecnológica. “É uma modalidade de curso mais concentrada, objetiva e que nos possibilita maiores oportunidades de ingressar no mercado de trabalho com uma formação”, ressalta.

Mylla fala sobre a importância de se pensar bem em qual carreira seguir. “Não é fácil escolher uma área de estudo. Mas, os frutos que colhemos advindos da formação como tecnólogo são gratificantes”, diz.

De acordo com o professor Warton da Silva Souza, as áreas tecnológicas são também procuradas por profissionais que já estão no mercado de trabalho e não possuem diploma superior. “Por serem mais curtos e mais focados na prática, podem ser uma boa opção para quem tem uma ideia definida de carreira”, frisa.

marcador(es): Arraias,Araguaína