Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Outubro Rosa: UFT lembra importância da prevenção ao câncer de mama
Início do conteúdo da página

Outubro Rosa: UFT lembra importância da prevenção ao câncer de mama

Por Caroline Falcão | Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 17h27 | Última atualização em Quinta, 13 de Outubro de 2016, 15h49

Outubro é o mês que, todos os anos, é dedicado às mulheres visando o combate e a prevenção do câncer de mama. A campanha “Outubro Rosa” objetiva conscientizar as mulheres sobre a importância de evitar a doença que, este ano, deve registrar 57.960 novos casos no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Aderindo a Campanha e a conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), durante todo o mês de outubro, estampará no portal e nas redes sociais, a logomarca da instituição com o laço rosa, símbolo mundial que remete a luta das mulheres contra o câncer de mama.

De acordo com o Inca, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por 25% dos casos novos a cada ano.

No Tocantins, a estimativa do Inca para o ano de 2016 é 180 novos casos, incidência de 27,71 casos para cada 100 mil habitantes.  No Brasil, a incidência é de 56,20 para cada 100 mil habitantes.

Para o professor do curso de Medicina na UFT e médico mastologista, Nilo Coelho, a detecção precoce do tumor ainda é a melhor forma de tratar o câncer de mama.  “A cura depende muito do estágio da doença no momento do diagnóstico. Quanto menor o tumor, maiores são as chances de cura, lesões não palpáveis podem ter índice de cura em torno de 90% dos casos, daí a importância da mamografia”, ressalta Nilo.

Ação UFT
O curso de Medicina, por meio da Liga de Oncologia (Lion) da UFT, realizará durante todo o mês de outubro atividades que remetam a conscientização e prevenção ao câncer de mama.

De acordo com a acadêmica de Medicina e integrante da Lion, Amanda Melo, as ações estão marcadas para acontecerem em locais como o Shopping Capim Dourado, Parque Cesamar e no Centro Oncológico de Palmas, que é um dos parceiros na realização da campanha. “Na última semana de outubro, realizaremos na UFT a “Semana Rosa”, com várias atividades que enfocam a prevenção e o combate ao câncer de mama”, explica.

Para a “Semana Rosa”, está prevista palestra com Médico Mastologista, aula de dança do ventre, palestra com Nutricionista, workshop de culinária de pratos saudáveis, atividades com educador físico e aula de zumba. Além de uma palestra com uma Psicóloga.

Já ao final da semana terá uma roda de conversa com mulheres que tiveram câncer de mama e conseguiram vencer a doença e, na oportunidade, contarão um pouco sobre suas experiências. O evento pretende encerrar com uma sessão de fotos para as mulheres presentes. Após, essas fotos serão expostas no hall da Biblioteca do Câmpus de Palmas, com a fotografia e a história de cada mulher que venceu ao câncer de mama.

A programação completa com dia, local e horário será divulgada em breve pela Lion / Curso de Medicina UFT e publicada no Portal da UFT.

Câmpus de Miracema

Parte dos servidores do Câmpus da UFT em Miracema, reuniram-se, de maneira simbólica, no intuído de apoiar a campanha "Outubro Rosa". E neste mês, que é dedicado a informação sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama, o Câmpus realizará palestras de conscientização da importância da prevenção, bem como promover o debate entre especialistas e a comunidade, no sentido de proporcionar o esclarecimento.

Para a acadêmica de Psicologia, Kellen Cristiny, o envolvimento da UFT na campanha, é muito importante. Segundo ela, que já sofreu com a perca de pessoas próximas, para o câncer, toda e qualquer campanha que traga conscientização, prevenção ou informações sobre o tratamento, é algo que renova as esperanças daqueles que enfrentam ou enfrentaram de perto esse pesadelo, seja qual o tipo de câncer for", ressalta.

Servidores da UFT em Miracema em participação a campanha do Outubro Rosa. Foto_Euroffran da Silva.jpgServidores da UFT em Miracema em participação a campanha do Outubro Rosa. Foto_Euroffran da Silva.jpg

Fim do conteúdo da página