Página inicial > Últimas Notícias > Proest promove reunião para discutir assistência estudantil

Proest promove reunião para discutir assistência estudantil

Por Paulo Teodoro e Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2016, 17h29 | Última atualização em Quinta, 06 de Abril de 2017, 09h57

Ocorreu nesta quinta-feira (15), na Universidade Federal do Tocantins (UFT), a 1ª Reunião Geral da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Proest) - Coordenação de Apoio e Acompanhamento dos Programas de Assistência Estudantil (Caap), com o objetivo de planejar ações futuras que garantam a permanência dos acadêmicos na Universidade. A reunião aconteceu no Bloco II, sala 27, no Câmpus de Palmas.

Durante o encontro foram discutidas as causas que contribuem para o mau desempenho acadêmico e até para a evasão, como os problemas internos e externos (dificuldade de adaptação ao ambiente universitário, problemas familiares, falta de domínio das disciplinas que são pré-requisitos, dentre outros), e também foram traçadas estratégias que buscam sanar esses problemas.

"A Caap desenvolve ações de apoio pedagógico que favorecem a permanência e a qualidade dos processos de formação dos bolsistas, cumprindo o disposto no Art. 5º, inciso II, do Decreto 7.234/2010, que dispõe sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes)", afirma a coordenadora Marta Virgínia.

"O acompanhamento pedagógico dos bolsistas assistidos pelos programas da UFT/Proest é feito pelos setores de assistência estudantil dos câmpus e busca identificar as causas que levam esses alunos bolsistas à reprovação e à evasão, como também contribui com a melhoria do desempenho acadêmico destes", explica o coordenador de Assistência Estudantil do Câmpus de Arraias, Joanes Magalhães.

A Caap, em parceria com os setores de assistência estudantil de todos os câmpus, tem o objetivo de apoiar, acompanhar e avaliar como os programas de assistência estudantil da Proest são executados.

Participaram da reunião o pró-reitor da Proest, Kherlley Caxias, e os responsáveis pelos setores de Assistência Estudantil de todos os câmpus da UFT.