Página inicial > Últimas Notícias > Cineclube de Arquitetura e Urbanismo exibe filmes nesta terça-feira (13)

Cineclube de Arquitetura e Urbanismo exibe filmes nesta terça-feira (13)

Por Patrícia Paiva e Caroline Falcão | Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2016, 16h21 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2016, 17h41

O  Cineclube do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins exibe, nesta terça-feira (13), no Auditório do Cuica, Câmpus de Palmas, a partir das 18h30, os filmes Berlim: Sinfonia da Metrópole e São Paulo: Sinfonia da Metrópole. Os filmes já fazem parte do 2º ciclo temático que aborda a múltiplas visões das metrópoles.

De acordo com a professora da UFT, Olivia Maia, o principal objetivo é ampliar o repertório cultural através da produção cinematográfica de arte, resgatando grandes títulos e diretores. "Cada ciclo temático contará com debatedores e pesquisadores, buscando o diálogo com temas contemporâneos, instigando o pensamento crítico dos participantes", frisa.

O Cineclube é um projeto de extensão organizado pelo curso de arquitetura da UFT que visa a integração de alunos, professores, técnicos e a comunidade em geral, por meio da troca de conhecimentos em um ambiente interdisciplinar.  O ciclo temático do 2º semestre de 2016 será sobre Cidades e o objetivo é realizar um arco temporal acerca das múltiplas visões sobre metrópoles, abarcando obras e diretores como Fritz Lang com Metrópolis e Lars Von Trier com Dogville. Confira a programação para o 2º semestre:

Alphaville, de Jean-Luc Godard (1965), apresentação no SESC, no dia 04/10, às 18h30.
Roma, de Federico Felline (1972), apresentação no Hall da biblioteca, no dia 18/10, a partir das 18h30.
Dogville, de Lars Von Trier (2004), apresentação no Cuica, no dia 01/11, a partir das 18h30.
Medianeras, de Gustavo Taretto (2011), apresentação no Cuica, no dia 06/12, a partir das 18h30.

Obras
Lançado em 1927 e dirigido por Walter Ruttmann, "Berlim: Sinfonia da Metrópole" conta a história de um trem que cruza o país em seu trajeto até Berlim. Ainda não são 5h da manhã e o trem para lentamente na estação. Quase toda cidade ainda dorme, porém, antes que seja visto seus primeiros sinais de atividade, já se é notado alguns trabalhadores na madrugada. É o início de um dia típico em Berlim.

Já "São Paulo: Sinfonia da Metrópole" trata de um documentário que descreve a cidade na década de 1920. A sequência de imagens vai tecendo uma narrativa de culto à modernidade que acaba de chegar, ou que se quer ver presente. São Paulo é exposta como sendo uma cidade moderna, e é mostrado somente as imagens que constrói a ideia de que a cidade já faz parte do “progresso”. O filme é de 1929 e é dirigido por Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeny.

marcador(es): Palmas,Arquitetura