Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Profissional de educação física: a educação voltada para o corpo inteiro
Início do conteúdo da página

Profissional de educação física: a educação voltada para o corpo inteiro

Por Patrícia Paiva e Aline Brito | Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2016, 09h57 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
// // //

 Em 1º setembro, é comemorado o dia do profissional de Educação Física. A data coincide com a regulamentação da profissão, por meio da Lei Federal nº 9696, sancionada nesta mesma data em 1998. Professores da Universidade Federal do Tocantins refletem as diferentes perspectivas da profissão. 

De acordo com a professora do curso na UFT, Denise Bringel, a atuação do especialista na área da saúde se dá principalmente em hospitais com grupos especiais, como por exemplo, obesos, cardiopatas, idosos, gestantes, entre outros. Denise pontua, ainda, que o trabalho da educação física no âmbito escolar também está vinculado à saúde por estimular a prática do exercício físico. Segunda ela, o professor contribui ainda no processo de saúde da população e nos processos de aprendizagem. 

O coordenador do curso de Educação Física da UFT, do Câmpus de Miracema, Kelber Ruhena, destaca que o curso é, geralmente, citado como uma área de saber que envolve apenas o desenvolvimento e execução de exercícios, atividades físicas e a prática de desportos. Entretanto, ela vai além. Enquanto ciência, pode ser caracterizada como a educação voltada para o corpo inteiro, sem que haja sepação entre corpo e mente.

Estudantes do curso de Educação Física do Câmpus de Miracema. (Foto: divulgação)

Lucas Santos é aluno de Educação Física da UFT. O estudante elogia o curso e seu corpo docente e considera este fator de suma importância para sua formação profissional e inserção no mercado de trabalho. Sobre o maior desafio, o universitário afirma que é necessário quebrar o paradigma de que Educação Física nas escolas é só jogar bola. "O campo dessa área é bem mais amplo, a educação física é um lugar de oportunidade, de práticas e de vivências", frisou.

Evento de comemoração

Para lembrar a data, docentes e discentes do curso e profissionais da área promovem um evento comemorativo. O encontro acontece nesta quinta (1º), em Tocantinópolis, na Praça da Bíblia, das 16h às 20h. Um dos objetivos do evento será demonstrar para a comunidade municipal a representatividade dos futuros profissionais de Educação Física da cidade que sairão da UFT. 

A programação conta com atividades de aquecimento (dentre essas atividades, a dança), abertura oficial do evento comemorativo e  importância do profissional capacitado e regularizado para atuar na área. Os profissionais estarão em postos por toda a praça para atividades de esporte, lazer e jogos, para todas as idades. A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis por meio de diversas secretarias, dentre elas a de Saúde, a da Mulher e a de Esportes, Juventude e Políticas sobre Drogas; conta também com o apoio da polícia militar.

Curso na UFT

O curso de Educação Física da UFT tem o grau de licenciatura e conta com oito períodos, é ofertado nos Câmpus de Miracema e de Tocantinópolis. A proposta é formar professores para atuar na educação básica. O profissional da área também pode trabalhar em instituições públicas e privadas, clubes, associações esportivas. Em hospitais e clínicas, integrará equipes na recuperação de pacientes e prevenção de doenças. A maioria das vagas está na iniciativa privada e no terceiro setor.

 

registrado em:
marcador(es): Educação Física
Fim do conteúdo da página