Página inicial > Últimas Notícias > UFT oferece apoio ao estudo e à carreira para alunos com problemas de desempenho acadêmico
Auxílio ao Acadêmico

Por Elini Oliveira e Daniel dos Santos | Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2016, 09h40 | Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2016, 15h15

Estudar bastante, fazer a prova, ver seu nome na lista de aprovados, começar o curso, se formar. Essa ordem de trajetória nem sempre acontece para todos. As várias opções de carreira, a pouca idade, a inexperiência e a pressão de familiares, colegas e da sociedade fazem com que o jovem acabe optando pelo curso errado na faculdade. E que se estenda nele durante vários semestres, por medo da mudança para um novo curso ou até mesmo comodismo.

Estudantes são atendidos com discrição (Foto: Elini Oliveira)Estudantes são atendidos com discrição (Foto: Elini Oliveira)

Na Universidade Federal do Tocantins (UFT) do período de 2010 a 2016/1 foram ofertadas 21.065 vagas nos cursos de graduação. Segundo dados da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e ocorreram 2.072 desistências, o que corresponde a 9,83% do total de vagas.

É o caso da estudante que atualmente cursa o sétimo período de Enfermagem na UFT, Daiane Mendes*, que ingressou na Universidade pela primeira vez aos 17 anos, na época, no curso de Biologia da UFT. Ela conta que a escolha do curso foi precipitada. “Quando escolhi o meu primeiro curso era muito jovem, tinha acabado de sair do ensino médio, e todo mundo me cobrava passar no vestibular, mas eu não sabia o motivo. Mesmo assim fiz a prova para Biologia, porque era o único curso que me agradava no momento”, ressaltou Daiane*.

A estudante fez até o quinto período do curso e desistiu dele para fazer Nutrição na própria universidade. Fez o vestibular, passou, começou a estudar e logo veio mais uma mudança de curso, dessa vez, para Enfermagem, o seu curso atual. “Não considero o tempo que eu levei ou os cursos que estive como um erro. Nada do que aprendi neles foi em vão. São conhecimentos que levarei sempre e foi por meio deles que descobri qual curso eu realmente quero”, disse a estudante.

Apoio ao Estudo e à Carreira
Para os alunos que assim como Daiane, estão passando por problemas no curso escolhido, a UFT possui um setor que conta com psicólogos e profissionais aptos a orientá-los: o Apoio ao Estudo e à Carreira, setor que auxilia alunos que estejam passando por momentos críticos no curso.

A psicóloga do Apoio ao Estudo e à Carreira, Meirilene Teixeira, explica que o setor não faz Psicoterapia, mas que busca ajudar sempre os alunos. “No caso de dúvida em relação à escolha do curso, algumas questões são levantadas com o intuito de buscar reflexões a cerca do processo de escolha e dos conflitos vividos pelos acadêmicos”, explica ela.

“É importante ressaltar que o apoio orienta os discentes na constituição de uma identidade acadêmica e profissional. Contribuindo para uma permanência em seus respectivos cursos”, conta a psicóloga.

Meirilene lembra que o Apoio à Carreira não se limita apenas a este serviço. “Este semestre, por exemplo, estamos iniciando um trabalho de acompanhamento pedagógico com os alunos da assistência estudantil do Câmpus de Palmas. Esse trabalho buscará auxiliar o aluno que, mesmo recebendo um auxílio financeiro, tem um baixo rendimento acadêmico”, ressaltou.

A psicóloga conta ainda que a maior parte das demandas se refira às questões de adaptação ao contexto universitário e a dificuldades emocionais e psicológicas que os alunos enfrentam. “Como não realizamos psicoterapia, fazemos intervenções breves ou encaminhamos os alunos para outros serviços que possam contribuir na resolução de seus problemas”, disse ela.

Além disso, o apoio oferece oficinas e trabalhos em grupos com os temas: Gestão de Tempo, Apresentação Oral de Trabalhos, Planejamento de Curso, Motivação, Gestão e Controle do Estresse e Ansiedade, Organização e Estudo, Planejamento de Carreira, Participação em Processos Seletivos, TCC não é bicho de sete cabeças, além de oficinas para alunos ingressantes.

O Apoio ao Estudo e à Carreira fica na sala 28 do bloco II, Câmpus de Palmas.

*Por motivos pessoais da fonte, seu nome será mantido em sigilo.

marcador(es): Palmas,Apoio,Psicopedagógico