Página inicial > Últimas Notícias > Cineclube de Arquitetura e Urbanismo realiza sua primeira exibição com o filme "Terra em Transe"

Por Patrícia Paiva e Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 15 de Junho de 2016, 16h21 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Com sua primeira exibição, o Cineclube de Arquitetura e Urbanismo apresenta nesta quinta-feira (16), às 18h30, no Auditório do Cuica, o filme "Terra em Transe" de Glauber Rocha. Além da exibição, haverá uma debate que abordará a perspectiva estética do filme com o professor de Arquitetura e Urbanismo da UFT, Marcos Santos; o aspecto filosófico com o filósofo Thiago Barin, e sobre a questão política com o professor de administração da UFT, Edi Benini.

O filme conta a história de conciliações e desavenças do protagonista Paulo, um jornalista idealista e poeta, com lideres políticos, ora de esquerda, ora de direita. O filme, através da poesia, retrata a política e o conflito social de um país imaginário da América do Sul, com o nome Eldorado. O filme pode ser lido como uma grande parábola da história do Brasil no período 1960-66, na medida em que metaforiza em seus personagens diferentes tendências políticas presentes no Brasil no contexto. Realiza uma exaustiva crítica de todos aqueles que participaram desse processo, incluindo as diferentes correntes da chamada esquerda brasileira.

" Como o filme é de 1967 o objetivo é fazer uma ponte com o nosso cenário político atual e ampliar o repertório cultural e artístico dos estudantes por meio de apresentações de filmes clássicos e de arte com foco na construção de um debate político consciente", disse a professora de arquitetura e urbanismo da UFT, Olivia Maia.

O Cineclube de Arquitetura e Urbanismo da UFT é um projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com os Laboratórios de Audiovisual, de Arquitetura e Urbanismo e o Centro Acadêmico do curso. O objetivo é ampliar o repertório de estudantes e comunidade em geral, por meio de ciclos temáticos que coloquem em pauta temas contemporâneos sobre espaço público, política, arte e cidade.

marcador(es): Arquitetura