Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PADU é a porta para aqueles que pretendem entrar na UFT
Início do conteúdo da página

PADU é a porta para aqueles que pretendem entrar na UFT

Por Vanessa Mesquita e Luana Nunes | Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2016, 12h14 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

A fim de proporcionar uma possibilidade mais ampla de entrada na Universidade Federal do Tocantins (UFT) para alunos do último ano escolar da escola pública e seus egressos, o Programa de Acesso Democrático a Universidade (Padu) foi desenvolvido e implementado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) em 2010. 

O projeto, que trabalha com parcerias, alunos de graduação bolsistas e professores voluntários da própria UFT, funciona atualmente no Câmpus de Arraias onde as aulas já começaram, sob a coordenação da professora Noeci Carvalho; e em Palmas em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Para o Câmpus de Porto Nacional, existe o projeto de retomada do programa, que no momento busca parcerias para a realização. Em Palmas, o cursinho conta com 130 alunos já selecionados e 26 inscritos na lista de espera.  

"A expectativa para o início das aulas em Palmas é grande para todos nós, e especialmente para as  famílias que veem no Padu a oportunidade de ter seus filhos(as) em um curso preparatório gratuito e de qualidade, que possibilita a admissão via Enem ou vestibular nas universidades brasileiras", conta a Diretora de Extensão da Proex e Coordenadora Geral do Padu em Palmas, Janete Klein. 

A aluna do Padu de Arraias, Edianeide Fernandes, terminou o ensino médio em 2013 e vê, no programa, uma nova chance para entrar na Universidade. "É o que eu mais quero. Tudo que eu puder fazer para chegar na hora da provar e dar certo, eu quero fazer", conta. Para isso, além de estudar no cursinho, Edianeide também assiste aulas online quando em casa e tira dúvidas com a irmã (já aluna da UFT), ou com os professores do Padu. 

Para aqueles que desejam, como Edianeide, entrar na UFT, é importante lembrar que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a única forma de ingresso atualmente. As inscrições para o exame terminam nesta sexta-feira (20), e as provas serão realizadas no mês de novembro. Os candidatos que já fizeram o Enem também devem ficar atentos as datas de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que ocorre duas vezes ao ano.

registrado em:
Fim do conteúdo da página