Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arte em Fotojornalismo: curso de extensão apura a poesia do olhar fotográfico
Início do conteúdo da página

Arte em Fotojornalismo: curso de extensão apura a poesia do olhar fotográfico

Por Vitória Drechsler e Daniel dos Santos | Publicado: Terça, 05 de Abril de 2016, 14h03 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Aliar conhecimento com a prática é um dos objetivos dos cursos de extensão. E a universidade é um campo fértil para esse tipo de proposta, uma vez que atende às diversas áreas do conhecimento, pesquisa e extensão. Neste sentido, alguns acadêmicos do curso de jornalismo, por meio do curso de Arte em Fotojornalismo, tiveram a oportunidade de praticar a pauta diária de um fotojornalista e discutir a dinâmica da profissão. 

Mais do que um clique que atenda às questões técnicas, como enquadramento e composição, a ação abordou a construção da linguagem fotojornalística. E após uma semana de atividades práticas, discussões e análise do material coletado, o curso de extensão teve encerramento na segunda-feira (4).  

A proposta partiu do fotógrafo Manoel Junior e foi promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), por meio da Diretoria de Cultura. O fotógrafo conta que o curso é uma forma de retribuição pelo que aprendeu na universidade, pois fez parte da segunda turma de Jornalismo, no período de transição de Unitins para Universidade Federal do Tocantins (UFT). Após o encerramento do curso, o fotógrafo contou que fará outras propostas de curso de extensão para os acadêmicos interessados.

Arte em Fotografia

O aluno do quarto período de Jornalismo, Zeninho Neto, disse que o curso revelou um interesse que ainda não tinha percebido, pois mesmo gostando muito de fotografia nunca pensou em atuar como fotojornalista. "O que me levou a inscrever foi a vontade de aprender e me aperfeiçoar. Agora eu me imagino exercendo essa profissão", comenta Neto.  

"É interessante se aprimorar, conhecer o mercado na questão de qualidade e exigência profissionais", acrescentou Manoel. Ele também destaca que boa parte do seu aprendizado veio do esforço. 

Para o acadêmico do segundo período de Jornalismo, Ian Teixeira, o curso motiva aqueles que têm curiosidade sobre fotojornalismo e aprimora o conhecimento daqueles que já possuem algum conhecimento. "Achei interessante a ideia de aliar o teor informativo inerente à fotografia jornalística a algum conteúdo de arte", discorre Ian.

De acordo com a diretora de Cultura da UFT, Sandra Rodrigues, a Extensão é a base da universidade que sai para a comunidade. "Essa é a parte da universidade que faz contato com a comunidade, que leva o que está sendo produzido aqui e também traz o que tem lá fora", completa Sandra.

registrado em:
marcador(es): Jornalismo
Fim do conteúdo da página