Página inicial > Últimas Notícias > Ouvidoria da UFT realiza atendimento por dois canais de comunicação

Ouvidoria da UFT realiza atendimento por dois canais de comunicação

Por Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 17 de Fevereiro de 2016, 14h44 | Última atualização em Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 11h48

A Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Tocantins (UFT) é responsável por receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões e solicitações de informações do cidadão demandante. Para tanto, com o objetivo de atuar com maior transparência e preservar a identidade, segurança e sigilo do solicitante, a Ouvidoria recebe, atualmente, suas demandas por meio de dois canais de comunicação, sendo o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-OUV) e a Lei de Acesso à Informação pelo e-SIC.

O e-OUV, criado há cerca de um ano, foi desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e serve para o cidadão  realizar sua solicitação, reclamação, denúncia, sugestão e elogio referente aos órgãos do Poder Executivo Federal, incluindo a UFT que aderiu ao sistema em setembro do ano passado e pode ser acessado diretamente pelo endereço:https://sistema.ouvidorias.gov.br.

O sistema permite que o internauta escolha a forma de registrar a sua manifestação. Basta selecionar a instituição, clicar no teor de sua mensagem (sugestão, elogio, solicitação, reclamação ou denúncia) e redigi-la. O usuário pode anexar arquivos que auxiliem na fundamentação da mensagem e solicitar que os seus dados sejam mantidos em sigilo. Mais informações de como registrar uma manifestação estão disponíveis no Material de Apoio ao Cidadão

Para a ouvidora geral da UFT, Valéria Gomes, o site da Controladoria Geral da União define que a ouvidoria pública deve atuar no diálogo entre o cidadão e a administração pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínuas melhorias dos serviços públicos prestados.

A Ouvidoria Geral da UFT também recebe solicitações de informações através da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa lei criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

Para solicitar informações referentes à UFT, por meio da Ouvidoria, o cidadão deve acessar o sistema de Acesso à Informações por meio do e-SIC.

marcador(es): Ouvidoria