Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes podem realizar exames de proficiência em inglês Toefl ITP gratuitamente na UFT

Por Taciano Gouveia e Bianca Zanella | Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2014, 01h26 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Inscrições podem ser feitas até o dia 20 de abril

Estão abertas as inscrições para os acadêmicos da UFT interessados em fazer o exame de inglês como língua estrangeira Toefl ITP (Test Of English as a Foreign Language Istitucional Testing Program) no Câmpus Palmas. O exame é oferecido gratuitamente a estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu com matrículas ativas nas universidades federais cadastradas como Centros Aplicadores no Programa Inglês sem Fronteiras (IsF), do Ministério da Educação (MEC). Conforme edital, as inscrições são feitas exclusivamente no site do programa

Na UFT, o exame é realizado pela Coordenação do Inglês sem Fronteiras (IsF) e o Núcleo de Línguas, e será aplicado nos cinco sábados do mês de março (dias 1º, 8, 15, 22 e 29), com possibilidade de escolha de períodos em manhã e tarde. As inscrições para cada oferta de dia para prova serão encerradas quatro dias antes da data de aplicação do teste, ou após a ocupação total das vagas ofertadas para aquele dia de teste específico. São 40 vagas para cada dia e turno.

"As vagas do período matutino tem prioridade 1, ou seja, serão disponibilizadas pelo sistema conforme a ocupação, sendo disponibilizadas primeiro as datas e horários de prioridade 1. Preenchidas todas as vagas, o sistema irá liberar as turmas de prioridade 2, no turno vespertino", explica a coordenadora do Inglês sem Fronteiras/NucLi, da Diretoria de Assuntos Internacionais (DAI/UFT), Márcia Schneider.

O Toefl ITP é um dos mais confiáveis testes que visam avaliar a proficiência de falantes não nativos da língua inglesa em contextos acadêmicos, e é aceito nos editais do Programa Ciência sem Fronteiras para várias universidades, além de outros programas de intercâmbio e processos seletivos de programas de pós-graduação. O exame funciona também como instrumento de avaliação e monitoramento dos alunos inscritos nos Núcleos de Línguas das Universidades Federais parceiras do Programa Inglês sem Fronteiras.

"Durante todo o ano de 2013 nós realizamos apenas seis testes de proficiência, que foram aplicações de emergência para que os alunos pudessem cumprir editais. E só nessa primeira ação de 2014, agora no mês de março, vamos atender 400 alunos. Ou seja, quase a quantidade atendida em todo o ano passado", acrescentou a professora.

O teste que avalia as habilidades em Língua Inglesa nas áreas de compreensão auditiva, estrutura e expressão escrita e habilidade de leitura, tem duração máxima de 3h30, devendo ser feito a lápis. O resultado estará disponível em meio eletrônico até 45 dias depois da realização do teste. Caso não compareça na data agendada para a prova, o candidato poderá ser impedido de se submeter ao Toefl ITP gratuito no âmbito do Programa IsF por um período de nove meses.

marcador(es): Internacional