Página inicial > Últimas Notícias > UFT sediará o I Congresso Internacional Brasil-Portugal em Direitos Humanos

UFT sediará o I Congresso Internacional Brasil-Portugal em Direitos Humanos

Por Super User | Publicado: Terça, 25 de Junho de 2013, 13h31 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Durante reunião do Congresso a UFT apresentou proposta de estreitar os laços com a Universidade de Coimbra

Por Talita Melz e Virgínia Magrin

Na manhã desta terça-feira (25) se reuniram no Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins representantes da instituição, da Universidade de Coimbra (UC) de Portugal e da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) para discutir as ações da realização do I Congresso Internacional Brasil-Portugal em Direitos Humanos.

A reunião faz parte da agenda prevista para a discussão sobre a definição do tema, conferencistas e comissões do Congresso, que acontecerá na UFT nos dias 25 e 29 de novembro. A agenda de discussões segue até sexta-feira (28).

Reuniao UFT portugueses_UC_Emast_25jun13_TM (8).JPGRepresentantes das três instituições definem detalhes do I Congresso Internacional Brasil-Portugal (Foto: Talita Melz)

Outro objetivo dos encontros é o fortalecimento entre as instituições no desenvolvimento das práticas do Programa de Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. O mestrado é realizado na UFT em parceira com a Esmat e conta com o apoio da UC.

Intercambio – A vice-reitora, Isabel Auler, aproveitou a reunião para apresentar as professoras que estavam representando a UC, Anabela Rodrigues e Benedita Urbano, ambas da Faculdade de Direito, a proposta de um acordo de Mútua Cooperação Internacional entre as instituições.

Para a vice-reitora, o acordo poderia proporcionar ações de intercambio de docentes, técnicos e estudantes entre a UFT e a UC, como já acontece com outras instituições da Europa e America do Norte.

A cooperação pode ainda, segundo Isabel, programar projetos de pesquisa, ensino, extensão e gestão universitária entre as instituições, promover eventos científicos e culturais, intercambio de informações e publicações acadêmicas.

A professora Anabela destaca que levará a proposta da UFT ao reitor de sua instituição e que como diretora da faculdade de direito da UC já prevê grandes parcerias para sua área.