Página inicial > Últimas Notícias > Fórum internacional discute metodologias e propõe reflexões sobre o ensino

Fórum internacional discute metodologias e propõe reflexões sobre o ensino

Por Deborah Sena e Samuel Lima | Publicado: Terça, 11 de Junho de 2013, 15h24 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Debates abordam ações inovadores do docente e criatividade nas instituições

Antigos paradigmas, trabalhos metódicos, incansáveis fundamentações teóricas. São métodos conhecidos nas salas de aulas. Professores e alunos se deparam diariamente com essas tradicionais formas de ensino. Buscando discutir demandas geradas a partir da atual modernidade, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Palmas,  sedia nesta terça-feira (11) o V Fórum internacional de Inovação e Criatividade (Increa) que propõe discussão e reflexão sobre as atuais metodologias utilizados pelos sistemas de ensino.

O evento é fruto da parceria entre a Universidade de Barcelona, UFT, Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e as universidades Estadual e Federal de Goiás (UEG e UFG). A programação na UFT, cuja abertura ocorreu no auditório Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), integra o primeiro de três ciclos do Fórum. Dois ciclos subsequentes ocorrerão nos câmpus da Uneb em Valença e Salvador.

Mesa de abertura do V Fórum Inovação e Criatividade, no Cuica, Câmpus de Palmas (Foto: Deborah Sena)Mesa de abertura do V Fórum Inovação e Criatividade, no Cuica, Câmpus de Palmas (Foto: Deborah Sena)

A pró-reitora de Graduação da UFT, professora Berenice Feitosa, representou o reitor Márcio Silveira. Também compuseram a mesa da solenidade de abertura do evento o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Waldecy Rodrigues; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), professora Jocyléia Santana; o professor Flávio Camargo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL); e professora Maria Antonia Pujól, pesquisadora da Universidade de Barcelona; e a coordenadora da pesquisa internacional do

Na abertura desta manhã compuseram a mesa de abertura no Centro Universitário Integrado de Ciência Cultura e Arte – CUICA, a professora Berenice Feitosa , que representou o Reitor da UFT , Professor , Waldeci Rodrigues  Pro Reitor de Pesquisa e Graduação, Professora Jocyléia Santana coordenadora do programa de educação da UFT, Professor Flávio Camargo, coordenador do programa de letras da UFT, Professora Maria Antonia Pujól, Pesquisadora da Universidade de Barcelona e professora Maria José de Pinho,coordenadora da pesquisa internacional da Rede Internacional de Escolas Criativas (Riec) no Tocantins.

Discussões - Nesta edição, o Fórum debate a temática Inovação Docente e Instituições criativas. A professora Solange do Nascimento, do colegiado de Pedagogia (Câmpus de Palmas) comenta que o evento proporciona discussões pedagógicas. "São debates para além da educação baseada num preceito tradicional, pautado no conceito de abrangência que a educação tem. O que é perceptível nas palestras e apresentações é esse olhar para a educação transpondo os muros da universidade’’, disse.

A professora Jocyléia destacou a oportunidade de interação que o evento proporciona. "É um momento em que há troca de projetos, troca de experiências. Professores  participam com palestras, alunos  participam com seus trabalhos.  Vejo a oportunidade de intercâmbio com as redes de pesquisadores que se formam nesse fórum", frisou.

A programação pela manhã foi encerrada com a palestra Transdiciplinaridade e formação docente, ministrada pela professora Maria Antonia, da Universidade de Barcelona. Até às 22h desta terça-feira as discussões do V Fórum do Increa prosseguem, também com um "corredor cientifico", com exposição de pôsteres e lançamentos de livros.

Monólogo trouxe reflexões sobre a mentira no cotidiano humano (Foto: Deborah Sena)Monólogo trouxe reflexões sobre a mentira no cotidiano humano (Foto: Deborah Sena)
Arte - Como parte da programação de abertura o acadêmico Fernando França apresentou o monólogo "O Mentiroso", levantando questionamentos sobre a utilização da mentira no cotidiano das pessoas. Ele instigou os participantes a pensar que talvez estejam tão amarrados a ela (mentira) que não gostam de falar sobre o assunto. Acerca da reflexão, o acadêmico do curso de Artes da UFT disse que a apresentação tem o objetivo de questionar os valores sociais. No seu discurso o personagem fala da separação entre verdade e mentira por uma linha tênue, cita a inversão de princípios morais, porque mente-se quando se convém, para agradar e porque a mentira, aparentemente, nos faz parecer mais verdadeiros.