Página inicial > Últimas Notícias > UFT é primeira instituição pública da região norte a integrar a Universidade Aberta do SUS

Por Super User | Publicado: Terça, 11 de Junho de 2013, 13h11 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Parceria permite que a Instituição qualifique os profissionais de saúde do Tocantins que atuam no SUS
Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (11), o Termo de Cooperação Nº 003.027.080/2013 (Seção 3 – Página 35) que trata do convênio entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Federal do Tocantins para o compartilhamento de projetos, conhecimentos e tecnologias no campo da saúde. Com isso, a UFT se torna a primeira instituição pública da região norte do Brasil a integrar a Universidade Aberta do SUS (UNASUS). A parceria entre a UFMA e a UFT terá duração de 36 meses.

Para o coordenador do Núcleo de Telessaúde Tocantins e professor do curso de Medicina da UFT, Itamar Gonçalves, a participação no sistema UNASUS significa mais um importante passo dado pela Universidade. “É inserir uma universidade dentro da Universidade, pois nós vamos qualificar, por meio de cursos de pós-graduação, os profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Tocantins”, destacou ele, acrescentando que a princípio a UFMA será a matriz dos recursos, mas que a UFT vai trabalhar para em breve gerir integralmente todo o programa.

Gonçalves enfatizou que o reconhecimento das ações do Telessaúde tem credenciado a UFT a firmar parcerias importantes. “Nós temos o programa Telessaúde, mas desenvolvemos ações no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde ((PRÓ-Saúde), o Provab – Programa que estimula a formação do médico para a real necessidade da população brasileira e leva profissionais para localidades com maior carência; temos ainda a Residência Médica e agora vamos trabalhar com a UNASUS”, afirmou.

Comitiva da UFT e membros da UNASUS-UFMA posam para foto durante visita ao Programa Universidade Aberta do SUSComitiva da UFT e membros da UNASUS-UFMA posam para foto durante visita ao Programa Universidade Aberta do SUS (Foto: Comunicação UNASUS/UFMA)

Parceria - O Termo de Cooperação é resultado de uma visita realizada em fevereiro de 2013 à UFMA, onde uma comitiva da UFT conheceu de perto toda a estrutura de trabalho da UNASUS/UFMA. Na oportunidade foi apresentado, por meio da Coordenação de Monitoramento e Avaliação, a Central de Monitoramento da UNASUS, o sistema que oferece um acompanhamento diário das atividades de alunos, professores e tutores. Membros do Telessaúde da UFT também conheceram todas as atividades da Coordenação de TCC do Curso de Especialização em Saúde da Família, dentre outras ações da Universidade Aberta do SUS na UFMA.

UNASUS - A Universidade Aberta do SUS é um projeto do Ministério da Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que fornece condições para o funcionamento de uma rede colaborativa de instituições de ensino superior, serviços de saúde e gestão do SUS, com o objetivo de atender às necessidades de formação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Telessaúde – O Programa Nacional de Telessaúde (UFT) é um projeto que usa modernas tecnologias de informação e comunicação para desenvolver ações de apoio à assistência à saúde e, sobretudo, de educação permanente às equipes da Estratégia Saúde da Família. O Telessaúde visa, em última análise, auxiliar na melhoria da qualidade de atendimento da Atenção Básica do SUS.