Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFT palestra sobre mudanças climáticas na Agrotins
Início do conteúdo da página

Professor da UFT palestra sobre mudanças climáticas na Agrotins

Por Talita Melz e Virgínia Magrin | Publicado: Quinta, 09 de Mai de 2013, 10h39 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
A Universidade Federal do Tocantins participa anualmente da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). E na edição deste ano professores da instituição estão ministrando palestras no evento. A última será nesta sexta-feira (10), entre as 14h e 14h45, no Auditório Girolando, Central. A palestra abordará as “Mudanças climáticas e a agropecuária – os impactos e as vulnerabilidades do setor”.

Durante o evento o professor do curso de Engenharia Ambiental, Erich Collicchio apresentará dados de pesquisas desenvolvidas a nível global, nacional e estadual, que mostram algumas mudanças climáticas. Além disso, na palestra também serão mostrados resultados de pesquisas desenvolvidas na UFT que comparam o clima atual com o clima futuro para o cultivo de variedades como a cana-de-açúcar, o dendê e a soja.

As previsões das pesquisas são para o final do século, para as culturas do dendê e da soja e a partir de 2020 para a cana-de-açúcar. As pesquisas têm como base os dados divulgados em 2007 pelo Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC), com prognósticos para o final deste século.

Os estudos sobre a cana de açúcar e do dendê foram finalizados pelo professor Erich Collicchio, respectivamente, nos anos de 2009/2010 e 2010/2011. E a pesquisa sobre a soja é de autoria do professor Girlene Maciel, concluída em 2010/2011.

Ainda, segundo Collicchio o objetivo é mostrar os resultados e previsões obtidos pelas pesquisas, perspectivas para o setor e medidas para reduzir a emissão de produtos que causem as mudanças climáticas. Vale a pena passar por lá para conferir!
registrado em:
Fim do conteúdo da página