Página inicial > Últimas Notícias > Palestras com professores da UFT estão na programação da Agrotins

Palestras com professores da UFT estão na programação da Agrotins

Por Bianca Zanella Ribeiro | Publicado: Terça, 07 de Mai de 2013, 14h06 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) são convidados em uma mesa-redonda e cinco palestras integrantes da programação da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2013, que começou nesta terça-feira (7), e segue até sábado (11). Exceto uma palestra na sexta-feira, todas as outras atividades com participação da UFT na feira acontecem nesta quarta (8), portanto fique atento à programação.

Neste, que é o segundo dia de evento, pela manhã o professor Guilherme Siqueira participa como debatedor de uma mesa-redonda sobre “Perspectivas da pesquisa agropecuária no estado do Tocantins”. Doutor em Produção Animal (Ovinocultura), Siqueira é professor adjunto no Câmpus de Palmas da UFT e tem experiência na área de zootecnia, com ênfase em nutrição de ruminantes.

À tarde duas palestras com professores da UFT ocorrem no Auditório Girolando. A partir das 14h o professor David Nadler Prata discorre sobre “Compensação de carbono no bioma cerrado tocantinense”. Doutor pela Carnegie Mellon Univesity, da Pensilvânia, EUA, Prata é coordenador do projeto de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Modelagem Computacional de Sistemas, do qual foi responsável pela elaboração, e é pesquisador do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) do Núcleo Tocantins.

Às 16h10 o assunto é o “Apoio à gerência de fazendas com tecnologia da informação”, e quem fala sobre o tema é o professor Patrick Letouze. Professor do mestrado em Modelagem Computacional de Sistemas da UFT e do curso de Ciência da Computação, Letouze é também coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Software e diretor de pesquisa da Universidade. Na palestra ele irá apresentar o software EESTO, um programa desenvolvido na UFT para consultoria e assistência a produtores rurais. “O programa pode beneficiar especialmente agricultores familiares, que poderiam ter por intermédio dele acesso a informações sobre plantio e gestão de rebanhos, por exemplo, com assistência do Estado. Ou pode também ser utilizado pelos produtores por meio da contratação de consultorias privadas”, explica o pesquisador.

A tecnologia também é pauta, desta vez no Espaço Sebrae/Sedecti da Agrotins, na palestra “Soluções tecnológicas para produção de animal sustentável”, com o professor José Neuman, marcada para as 15h. Doutor em zootecnia, o professor do Câmpus de Gurupi da UFT possui experiência em avaliação de subprodutos da agroindústria, produção de bovinos de leite e corte em pastagens tropicais, e suplementação alimentar.

Ainda na tarde de quarta-feira, a partir das 16h, o agrônomo Antônio Clementino, professor e coordenador do Laboratório de Solos do Câmpus de Araguaína da UFT, profere palestra sobre a “Inter-relação solo x planta x animal em sistemas silvipastoril”. O pesquisador pretende apresentar dados coletados em estudos desenvolvidos há cerca de três anos sobre o aproveitamento do cerrado com o raleamento da floresta para a introdução de pastagens e produção de ovinos. “Já temos resultados relevantes sobre como esse sistema afeta a produção do pasto e agora estamos analisando os dados referentes à produtividade dos animais”, informa o professor.

Na sexta-feira (10), encerrando a participação de professores da UFT na programação da Agrotins, o professor Erich Collicchio fala sobre “Mudanças climáticas e a agropecuária – os impactos e as vulnerabilidades do setor”. Na ocasião serão apresentados dados de pesquisas realizadas em nível global, nacional e estadual, inclusive desenvolvidas na UFT. “Vamos mostrar as mudanças que estão ocorrendo e apresentar simulações que comparam o clima atual com o clima futuro para culturas como a cana-de-açúcar, a soja e o dendê dentro do mapa climático do Tocantins”, antecipa o professor, que é coordenador do Laboratório de Agroenergia, Uso da Terra e Mudanças Ambientais da UFT, e membro do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas do Tocantins. “O objetivo é mostrar algumas perspectivas para o setor e medidas para atenuar os efeitos da mudança do clima”, completa ele.

Confira a programação da UFT na Agrotins e visite também o estande da Universidade na feira:

Mesa-redonda: Perspectivas da pesquisa agropecuária no estado do Tocantins
Debatedores: Prof. Dr. Guilherme Benko de Siqueira (UFT) e representantes da Embrapa e da Bunge
Quando: Quarta-feira, dia 8, das 9h às 10h50
Onde: Auditório Nelore, Pavilhão da Pecuária

Palestra: Compensação de carbono no bioma cerrado tocantinense
Palestrante: Prof. Dr. David Nadler Prata
Quando: Quarta-feira, dia 8, das 14h às 14h50
Onde: Auditório Girolando – Central

Palestra: Apoio à gerência de fazendas com tecnologia da informação
Palestrante: Prof. Dr. Patrick Letouze
Quando: Quarta-feira, dia 8, das 16h10 às 17h