Página inicial > Últimas Notícias > Escolas do Estado têm aulas de reforço com alunos da UFT

Escolas do Estado têm aulas de reforço com alunos da UFT

Por Josélia de Lima (Seduc - TO) | Publicado: Terça, 07 de Mai de 2013, 11h09 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Alunos do Centro de Ensino Médio Castro Alves, em Palmas, estão tendo aulas de reforço de Matemática e de Física ministradas por estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins. O projeto vem dando certo e a proposta é estendê-lo para o Colégio Militar de Palmas, para a Escola Estadual Dom Alano e para o Centro de Ensino Médio Tiradentes.

Elias dos Santos, 15 anos, aluno do 2º ano do ensino médio, é um dos jovens que está aproveitando a oportunidade. Ele deseja cursar engenharia mecânica e a ajuda nas aulas de Matemática e de Física está sendo fundamental para a maior aprendizagem.

Foto: Manoel Lima / SeducElias dos Santos quer cursar Engenharia Mecânica

Stefany da Silva Ferreira, 16 anos, aluna do 3º ano do ensino médio, disse que tem dificuldade de entender os conteúdos na sala de aula e como ela tem essa consciência, está buscando outras alternativas de aprendizagem. “Sinto que melhorei muito a minha compreensão sobre a Matemática, está valendo a pena freqüentar essas aulas”.

Murilo Lima é aluno do 4º período do curso de Engenharia Civil, natural de Paraíso do Tocantins, é bolsista e responsável por ministrar aulas de Matemática. Ele explicou que a iniciativa é uma forma de incentivar os alunos do ensino médio a se interessar pelos cursos de engenharia.

Murilo contou que está desenvolvendo o projeto a 30 dias, no CEM Castro Alves e disse que já percebe resultados. O objetivo é acompanhar os estudantes até eles serem aprovados no vestibular.

Coordena o projeto, o professor da UFT, Felipe Marques. Ele explicou que foi a partir do edital publicado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico) e pela mineradora Vale do Rio Doce, que lançou o programa Forma-Engenharia, com oferecimento de bolsas para estudantes do ensino médio e técnico, para professores, que surgiu a ideia de trabalhar com alunos da educação básica.

Falta de engenheiros - Conforme indicadores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil é o que forma menos engenheiros por ano, cerca de 30 a 40 mil por ano, na Índia, são 220 mil, na Rússia, 190 mil e na China, 650 mil.

A intenção do programa Forma-Engenharia é promover a cultura da inovação no ensino médio, despertar o interesse vocacional pela profissão e pela pesquisa tecnológica e, ao mesmo tempo, ajuda a reduzir a evasão de alunos nos cursos de engenharia no Brasil. Segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), atualmente mais de 50% dos estudantes dos cursos de engenharia deixam a faculdade, a maioria nos dois primeiros anos dos cursos.

A engenharia no cenário brasileiro é um dos cursos que apresenta os melhores salários do mercado. De acordo com a Federação Nacional dos Engenheiros, até 2015, o Brasil vai precisar de 300 mil novos profissionais.

Movimento Zeitgeist - O professor Felipe Marques ressaltou que a proposta de intervir na aprendizagem dos alunos da rede pública faz parte do Movimento Zeitgeist, que é uma ação social mundial, que promove a união e o desenvolvimento da espécie humana, com o uso da não-violência, da sustentabilidade global e do respeito humano.
O Movimento Zeitgeist está presente em mais de 1000 regionais espalhadas por 70 países. E cada uma dessas regionais atua não apenas para difundir informações sobre as raízes dos problemas sociais atuais, como também para expressar soluções lógicas, baseadas nos métodos científicos.

Foto: Manoel Lima / Seduc-TO Foto: Manoel Lima / Seduc-TO Foto: Manoel Lima / Seduc-TO

(Clique nas imagens para vê-las maiores)

Fonte: Site da Secretaria da Educação do Estado do Tocantins (Seduc)