Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão da UFT premia melhores alunos de química do TO

Projeto de Extensão da UFT premia melhores alunos de química do TO

Por José Filho | Publicado: Sexta, 22 de Março de 2013, 09h02 | Última atualização em Quarta, 26 de Julho de 2017, 10h00

Os melhores estudantes de química do Estado do Tocantins em 2012 foram conhecidos na manhã desta sexta-feira (22), durante premiação do Programa Nacional Olimpíadas de Química, no Estado. A atividade é um projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins e realizado pelo colegiado de química do Câmpus de Araguaína. O coordenador estadual do programa é o professor José Expedito Cavalcante. A solenidade de entrega das medalhas aconteceu no auditório do Memorial Coluna Prestes em Palmas.

O concurso envolveu cerca de 500 alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas e particulares de 15 cidades do Tocantins. Os estudantes concorreram nas categorias ouro, prata e bronze. Na oportunidade, o Colégio Olimpo de Palmas, com maior número de alunos premiados, recebeu uma homenagem, uma tabela periódica com os nomes dos alunos vencedores. “Ao todo foram 19 escolas representadas, sendo 13 públicas e seis privadas”, explicou Cavalcante.

Cavalcante fala na abertura da solenidade de premiação da Olimpíada de Química

O coordenador do programa no Estado, disse que a ideia é disseminar o conhecimento de química nas escolas. Na ocasião foi lançado e repassado à professora Luciana Carvalho, que representou o secretário Estadual da Educação, Danilo Melo Souza, o projeto Ações Construtivas do Conhecimento de Química nas Escolas Públicas do Estado do Tocantins. “É importante que os alunos não aprendam somente a ler e escrever, mas que saiam com uma visão plural, uma visão crítica do mundo”, observou Cavalcante.

A solenidade contou com a presença de estudantes, professores, pais de alunos, representantes de escolas participantes da Olimpíada de Química, além do diretor de Extensão da UFT, Miguel Lima, representando o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFT, George França; o professor Juan Carlos Valdéz, representando a direção do câmpus da UFT de Palmas, e ainda o professor Fábio Duarte, presidente do Sindicato dos Docentes da UFT (SESDUFT), dentre outros.

Registro dos alunos vencedores da Olimpíada de Química no Tocantins

marcador(es): Química