Página inicial > Últimas Notícias > Festival destaca produção artística feminina

Festival destaca produção artística feminina

Por Talita Melz | Publicado: Terça, 08 de Janeiro de 2013, 07h48 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 11h52
O I Festival de Arte e Cultura Feminista, que será realizado nos dias 10 e 11 de janeiro, na Universidade Federal do Tocantins, abordará a valorização das produções artísticas realizada pelas mulheres. O evento, que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Tocantins (Proex) e de movimentos feministas locais e nacionais, irá discutir essa questão através de exposições artísticas, debates, mostras de filmes e shows.

A realização da primeira edição do Festival tem como objetivo contribuir para a inclusão da mulher no mundo artístico, na sociedade e no meio universitário da região norte, em especial no Tocantins. O evento foi inspirado em Festivais como "Mulheres no Volante" e "Vulva La Vida".

De acordo com a descrição da página do evento nas redes sociais, durante a história existem registros de escritoras, pintoras e musicistas, porém sempre em situação menos visível. Com a entrada da mulher no mercado de trabalho e em vários espaços considerados masculinos essa situação vem se modificando, entretanto ainda existe uma desigualdade entre homens e mulheres nesses espaços.

Ainda conforme a descrição, o evento buscará contribuir para superar as desigualdades ainda existentes de três maneiras: Pela valorização das artistas através da divulgação de seus trabalhos; pela fomentação das produções artística por meio da vitrine cultural do evento; e pela construção de um debate de gênero e de arte e cultura.

Confira abaixo parte da programação do Festival de Arte e Cultura Feminista:

Dia 10

12h às 15h - Filme: Krida Kahlo, seguido de uma instigante discussão; Auditório do Bloco III;

15h às 18h - Oficinas de Desenho Mangá e Pintura; Hall da Biblioteca;

18h às 20h - Oficina Mulher Boneca e o Machismo; No Hall da Biblioteca;

Dia 11

9h às 11h - Debates: Identidade de Gênero e os Padrões de Feminilidade e Heteronormatividade e a Divisão Sexual do Trabalho; Auditório do Bloco III;

12h às 15h - Filme: Camile Claudel, seguido de uma interessante discussão; Auditório do Bloco III;

15h às 18h - Oficinas de Stencil e Lambe-Lambe; No Hall da Biblioteca;

18h às 00h - Noite Cultural; No Hall da Biblioteca;

Ainda durante os dois dias do Festival serão exibidos Exposição de Arte, Artesanato e Literatura (produzidos pelas artistas da comunidade local e acadêmica) e Curtas Metragens e Filmes Feministas durante toda programação do Festival no Hall da Biblioteca.

O evento é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Ativismo Feminista Universitário foi criado em 2012, a partir da união de militantes do movimento feminista e estudantil da UFT. O núcleo tem como objetivo apresentar a realidade do estado, a começar pela universidade, a luta feminista contra a opressão às mulheres.

Para mais informações acesse a página do evento no Facebook.
marcador(es): Reitoria