Página inicial > Últimas Notícias > Apresentada pesquisa sobre bombom de abóbora na ExpoAlimentar

Apresentada pesquisa sobre bombom de abóbora na ExpoAlimentar

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 30 de Outubro de 2012, 14h38 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
Fruto de um trabalho de pesquisa que durou seis meses - o período de uma disciplina no curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a ExpoAlimentar contou com a apresentação de uma pesquisa sobre as propriedades do bombom com recheio de abóbora, na manhã desta terça-feira (31). A pesquisa é das estudantes Crislene Dreyse de Moura e Tássia de Sousa Oliveira, sob orientação e co-orientação dos professores Pedro Ysmael Mujica e Aroldo Arevalo Pinedo, respectivamente.

Foto: Samuel Lima
Crislene (e) e Tássia pesquisaram propriedades do bombom de abóbora

A ExpoAlimentar faz parte da programação do IV Seminário de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Regional, que segue até amanhã (31), no Câmpus da UFT em Palmas. O evento é realizado pelo curso de Engenharia de Alimentos, por meio do Laboratório de Carnes e Derivados.

Foto: Samuel Lima
Bombom com açúcar mascavo (d) é mais rico em vitaminas, aponta a pesquisa

As estudantes explicaram que utilizaram, para a composição do recheio, açúcares mascavo e cristal. "O mascavo é menos doce, porém de maior concentração vitamínica e substâncias funcionais, ou seja, benéficas para o organismo. Já o açúcar cristal mantém a cor da abóbora", disse Tássia. Crislene enfatizou que a intenção é agregar valor ao produto abóbora, visto que é de baixo custo e que tem potencial para atender a uma demanda do mercado.

A pesquisa já está inscrita para apresentação em resumo no IV Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos (IV SIcta), que ocorrerá de 21 a 23 de novembro de 2012, em João Pessoa (PB). A estudante Tássia é quem apresentará o resumo no evento.

Foto: Divulgação - CA de Alimentos
Caminhão do Cozinha Brasil promoveu minicurso durante o Seminário

Minicursos - Na parte da tarde desta terça-feira ocorrem minicursos na Estação Experimental da UFT (Fazendinha), sobre "Elaboração de Compota de Abacaxi" e "Manipulação e Processamento de Pescado".

Na noite de segunda-feira, entre os Blocos A e B ocorreu o minicurso "Aproveitamento integral de alimentos com qualidade higiênica e nutricional", pelo programa do Serviço Social da Indústria (Sesi), Cozinha Brasil.
marcador(es): Palmas