Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Tocantinópolis participará do Dia Internacional da Animação

Câmpus de Tocantinópolis participará do Dia Internacional da Animação

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 26 de Outubro de 2012, 16h39 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2016, 11h35
O Câmpus da UFT em Tocantinópolis sediará, neste domingo, o maior evento simultâneo de cinema no Brasil. Trata-se do Dia Internacional da Animação que ocorrerá em 200 cidades no mundo, entre elas, Tocantinópolis, Palmas e Gurupi, no Tocantins. A Mostra oficial do evento ocorrerá no auditório Vigilante Adão Ribeiro de Sousa, a partir das 19h30. A entrada é gratuita.

Evento será no domingo, a partir das 19h30, no Câmpus de Tocantinópolis

Tocantinópolis está inserida na Mostra pelo terceiro ano consecutivo, por meio do Cineclube da UFT em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer. A exibição acontecerá no auditório Vigilante Adão Ribeiro de Sousa. Em Palmas e Gurupi a mesma mostra ocorrerá nas dependências do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Serão exibidos curtas nacionais e internacionais. Participam, além de cidades brasileiras, outras em 30 países como Portugal, França, Estados Unidos, Bulgária, Grécia e Coréia do Sul. Esta será a nona edição do Dia Internacional da Animação, que é celebrado com uma sessão, simultânea e gratuita, de curta-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. A realização é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

Divulgação
Mentiras são contadas em julho - Dir. Rogério Vilela (São Paulo) / Mostra Nacional

O objetivo do evento - que é o maior do gênero no Brasil - é difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso à arte cinematográfica, institucionalizando a data como referência história da animação mundial no calendário de eventos culturais do país.

Programa - No domingo (28) serão exibidos 12 filmes selecionados entre 80 curtas-metragens de animação inscritas. Além das exibições da mostra oficial acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostras infantis, internacionais, mostras regionais, sessões especiais para pessoas com deficiência auditiva, visual e também oficinas, debates, palestras e exposições. A Mostra Nacional de filmes brasileiros será enviada aos 30 países como parte do intercâmbio de filmes para as comemorações do International Animation Day.

Divulgação
Curta internacional: Warm Winter, do diretor Xin Li, da Austrália, faz parte da mostra

Curtas - A Mostra Nacional 2012 contará com a exibição dos filmes “O Grande Evento”, de Thomate; “Cabeça de Papelão”, de Quiá Rodrigues e “Linear” de Amir Admoni entre outros. Na Mostra internacional participarão filmes de Portugal, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Austrália e Coréia do Sul. Este ano pela primeira a Mostra Nacional terá audiodescrição, possibilitando o acesso a pessoas com deficiência visual, síndrome de down e autismo e Legendagem em closed caption para pessoas com deficiência auditiva.

A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br. A ABCA promove o Dia Internacional da Animação desde 2004 e a cada edição, o evento alcança mais cidades e espectadores. O Brasil é o país que faz o maior evento de celebração da animação no mundo. A produção local do evento só acontece devido ao esforço de voluntários entusiastas da arte da animação espalhados por todo o território nacional.

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO

Programação (Tocantinópolis)
Dia: 28 de outubro de 2012
Horário: 19h30 - Mostra Oficial
Entrada: Grátis

Classificação Etária
Mostra Nacional: 14 anos
Mostra Internacional: 16 anos.

Local: Auditório Vigilante Adão Ribeiro de Sousa do Campus de Tocantinópolis, na Rua Nossa Senhora de Fátima, 1588 – Centro.

Sujeito à lotação, que é de 96 pessoas.

marcador(es): Tocantinópolis