Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Porto Nacional: Exposição "O Compadre de Ogun" na UFT-Centro
Início do conteúdo da página

Porto Nacional: Exposição "O Compadre de Ogun" na UFT-Centro

Por Jhone Abreu e Samuel Lima | Publicado: Terça, 16 de Outubro de 2012, 08h50 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2016, 11h51
A exposição "O compadre de Ogun" com serigrafias de Carybé, foi aberta ontem no auditório da UFT-Centro, em Porto Nacional. A abertura ocorreu às 19h desta segunda-feira (15), e é promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) com apoio da Universidade Federal do Tocantins. A mostra fica aberta ao público até dia 31 de outubro.

A exposição é composta de 31 serigrafias (com moldura e vidro) assinadas e numeradas por Carybé em 1997, a partir das aquarelas criadas para a abertura do especial realizado pela TV Globo para o Compadre de Ogun, originariamente episódio de “Os Pastores da Noite”.

carybe-site.jpg
Trinta e uma serigrafias estão em exposição até dia 31 de outubro

O artista - Hector Julio Páride de Bernabó, conhecido como Carybé (1911-1997), é argentino de nascimento e brasileiro por adoção. Naturalizou-se em 1957. Desenhista, pintor, escultor, apaixonado pela cultura brasileira. Identificou-se com a Bahia, onde absorveu e traduziu em arte as personagens que ilustram as histórias de Gabriel García Márquez e Rubem Braga. Com Jorge Amado. Ficou mais conhecido nas obras: “Sumiço da Santa, “Tenda dos Milagres”, Tereza Batista Cansada de Guerra” e “Pastores da Noite”.

Os traços simples, que chegam ao essencial da figura de cores vibrantes, oferecem um conjunto de imagens em movimento, revelando cenas do cotidiano baiano: batismo, candomblé, cenas de bar, de rua, becos, ao lado de tipos populares como mães-de-santo, pescadores, prostitutas. O artista aparece também disfarçado em uma das aquarelas como um dos personagens da história, tal a fusão de sua vida com a vida da Bahia.
registrado em:
marcador(es): Porto Nacional
Fim do conteúdo da página