Página inicial > Sucom > Serviços > Divulgação Institucional > Produção e veiculação de notícias

Produção e veiculação de notícias

O que é?

Apuração de informações, realização de entrevistas, elaboração de textos e publicação de notícias e informes pertinentes à Universidade Federal do Tocantins – sobre processos seletivos, eventos, serviços e oportunidades, ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão, entre outras – no Portal da UFT, nos perfis e páginas @UFToficial nas mídias sociais e em outros veículos e canais institucionais de comunicação.

Quem pode solicitar este serviço?

Professores, técnicos-administrativos e alunos da UFT, e também a comunidade em geral.

Quais são os requisitos para acessar este serviço?

As pautas sugeridas devem ser de interesse público e pertinentes à Universidade; relacionadas à Instituição e a seus públicos de modo que se justifique a divulgação em espaço institucional.

Quais são os procedimentos para solicitar este serviço?

Pela internet: enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com as principais informações (o que, quem, quando, onde, como, por que) e imagens (foto, cartaz, fôlder etc.) para divulgação.

Por telefone ou presencialmente: ligar para (63) 3229-4298 ou 3229-4141, ou ir pessoalmente à Sucom (sala 14 do Bloco IV - Reitoria), e passar as informações à equipe de redação.

Para divulgar seu evento ou ação também na Rádio UFT, envie e-mail com as informações para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entre em contato pelo telefone (63) 3229-4374.

Observações:

• Não esquecer informações básicas como local, horário, quem são os envolvidos, telefone de contato etc.
  • No caso de eventos enviar também a programação, preferencialmente em arquivo editável de texto.
  • Não é necessário que o solicitante preocupe-se em elaborar uma "notícia", com título, falas de entrevistados etc. O solicitante deve apenas passar as informações de forma objetiva, a fim de que a equipe de redação faça o trabalho de elaboração de textos e produção de notícias.

Quais são as etapas de realização deste serviço?

Recebimento e análise da sugestão: após o recebimento da sugestão de pauta, os jornalistas responsáveis verificam questões como factualidade, relevância, noticiabilidade, pertinência institucional e interesse público, bem como avaliam possíveis enfoques e formas de abordagem do assunto nos veículos de comunicação da UFT.

Produção: acolhida a sugestão, procede-se a apuração das informações, a produção/captação de imagens, se for o caso, e a elaboração dos textos. Nesta etapa, que pode ser realizada por jornalistas ou estagiários da Redação, também são feitas entrevistas - por telefone, aplicativos de conversação rápida, e-mail ou presencialmente - com as fontes relacionadas à notícia para o aprofundamento das informações iniciais.

Revisão, edição e publicação: com a redação inicial, o jornalista responsável revisa, edita e publica a notícia no Portal UFT, eventualmente em posições de destaque, a depender de critérios editoriais. A notícia também pode ser veiculada/compartilhada em outros canais, como as mídias sociais e a newsletter, ou enviada como release/sugestão de pauta à imprensa.

Quais são os prazos para a execução deste serviço?

Os prazos são variáveis de acordo com a disponibilidade de repórteres e fontes, e a factualidade dos assuntos.

Observação: Mesmo que haja disponibilidade, as notícias não necessariamente são publicadas imediatamente ao envio da sugestão de pauta. Isso porque a equipe de redação avalia o momento mais oportuno para a divulgação, considerando fatores como as particularidades de cada pauta, as outras pautas em desenvolvimento e o comportamento das audiências. Ainda assim, é importante que as pautas sejam sugeridas com antecedência, de modo que haja mais tempo hábil para a apuração e produção das notícias.

Quais são os dias e horários de atendimento deste serviço?

De segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Quais são os canais/mecanismos de comunicação utilizados para a solução de problemas ou sugestões?

• Presencialmente, na sala 14 do Bloco IV (Reitoria), em horário comercial;
  • Pelos telefones (63) 3229-4298 e (63) 3229-4141, em horário comercial;
  • Pelas mídias sociais, por mensagens ou comentários nos perfis e páginas @UFT oficial.

Os usuários podem, ainda, registrar manifestação na Ouvidoria da UFT, pelo Sistema e-OUV.

Setor/Subsetor Responsável

Superintendência de Comunicação / Redação