Página inicial > Sucom > Serviços > Assessoria de Imprensa > Envio de releases e sugestões de pauta

Envio de releases e sugestões de pauta

O que é?

Envio, por e-mail, de comunicados, releases e sugestões de pautas institucionais - relacionadas a serviços, oportunidades, eventos e ações da UFT - a veículos e profissionais de comunicação para ampla divulgação por meio da imprensa.

Quem pode solicitar este serviço?

Professores, técnicos-administrativos e alunos da UFT (para envio). Jornalistas e outros profissionais de comunicação (para recebimento).

Quais são os requisitos para acessar este serviço?

As pautas sugeridas para envio devem ser de interesse público e pertinentes à Universidade; relacionadas à Instituição e a seus públicos de modo que se justifique a divulgação por via institucional.

Quais são os procedimentos para solicitar este serviço?

Para solicitar divulgação:

Os procedimentos para solicitação de divulgação à imprensa são os mesmos que os adotados para solicitação de publicação de notícias no Portal UFT e demais canais institucionais de comunicação.

Pela internet: enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com as principais informações (o que, quem, quando, onde, como, por que) e imagens (foto, cartaz, fôlder etc.) para divulgação.

Por telefone ou presencialmente: ligar para (63) 3232-8298 ou 3232-8140, ou ir pessoalmente à Dicom (sala 203 do Bloco IV - Reitoria), e passar as informações à equipe de redação.

Observações:

• Não esquecer informações básicas como local, horário, quem são os envolvidos, telefone de contato etc.
  • No caso de eventos enviar também a programação, preferencialmente em arquivo editável de texto.
  • Não é necessário que o solicitante preocupe-se em elaborar uma "notícia", com título, falas de entrevistados etc. O solicitante deve apenas passar as informações de forma objetiva, a fim de que a equipe de redação faça o trabalho de elaboração de textos e produção de notícias.

Para solicitar recebimento:

Jornalistas e demais profissionais da imprensa interessados em receber comunicados, releases e sugestões de pauta sobre a UFT devem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e solicitar a sua inclusão na lista de mailing da Dicom.

Quais são as etapas de realização deste serviço?

Recebimento e análise da sugestão/solicitação: após o recebimento da sugestão de pauta/solicitação de divulgação, os jornalistas responsáveis verificam questões como factualidade, relevância, noticiabilidade, pertinência institucional e interesse público, bem como avaliam possíveis enfoques e formas de abordagem do assunto na imprensa.

Produção: acolhida a sugestão/solicitação, procede-se a apuração das informações, a produção/captação de imagens, se for o caso, e a elaboração dos textos. Nesta etapa, que pode ser realizada por jornalistas ou estagiários da Redação, também são feitas entrevistas - por telefone, aplicativos de conversação rápida, e-mail ou presencialmente - com as fontes relacionadas à notícia para o aprofundamento das informações iniciais.

Envio: os comunicados, releases e sugestões de pauta são enviados à imprensa - aos jornalistas e veículos de comunicação cadastrados pela Dicom - via e-mail, juntamente com imagens de divulgação (sempre que possível) e indicação de fontes para entrevistas sobre o assunto.

Follow-up: após o envio, a Assessoria de Imprensa mantém contato com repórteres, produtores e editores buscando encaminhar o melhor aproveitamento possível das pautas institucionais. Além disso, intermedia o contato entre os profissionais da imprensa e as fontes institucionais e acadêmicas da Universidade para o agendamento e a realização de entrevistas, assessora os entrevistados e, posteriormente, verifica os resultados do trabalho de divulgação por meio da clipagem de conteúdos referentes à UFT veiculados na mídia e da elaboração de relatórios.

Quais são os prazos para a execução deste serviço?

Os prazos variam de acordo com a disponibilidade de repórteres e fontes, e a factualidade dos assuntos.

Observação: Mesmo que haja disponibilidade, as notícias não necessariamente são encaminhadas à imprensa imediatamente após o recebimento da sugestão/solicitação de divulgação pela Dicom. Isso porque a Assessoria de Imprensa avalia o momento mais oportuno para a divulgação, considerando fatores como as particularidades de cada pauta, outras pautas em desenvolvimento e os fluxos próprios da imprensa em cada veículo ou mídia. Ainda assim, é importante que as pautas sejam sugeridas com antecedência, de modo que haja mais tempo hábil para a apuração e produção dos conteúdos.

Quais são os dias e horários de atendimento deste serviço?

De segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e excepcionalmente fora desses dias ou horários em coberturas especiais.

Quais são os canais/mecanismos de comunicação utilizados para a solução de problemas ou sugestões?

• Presencialmente, na sala 14 do Bloco IV (Reitoria), em horário comercial;
  • Pelos telefones (63) 3229-4098 e (63) 3229-4140, em horário comercial;
  • Pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (para a Assessoria de Imprensa) e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (ao/a diretor/a);

Os usuários podem, ainda, registrar manifestação na Ouvidoria da UFT, pelo Sistema e-OUV.

Setor/Subsetor Responsável

Superintendência de Comunicação / Assessoria de Imprensa