Química Ambiental - Gurupi

Dados Gerais sobre o Curso
Local: Câmpus de Gurupi
Formação: Bacharelado
Criação: Resolução Consuni nº 14 de 09/10/2007.
Autorização: Portaria MEC nº 785, de 30/06/2010-DOU de 01/07/2010, S.1, p. 63.
Reconhecimento: em processo junto ao MEC.
Objetivos do Curso

Formar profissionais capazes de planejar, analisar processos de transformação Ambiental (resíduos poluentes e toxicológicos), como perspectiva para o desenvolvimento de processos no aproveitamento dos recursos naturais e manutenção da qualidade ambiental, com vistas à geração e implantação de tecnologias capaz de preservar o meio ambiente, ou revitalizar ambientes degradado.

Perfil e campo de atuação do profissional

Os profissionais a serem formados a partir desta proposta possuem uma formação que permite o desenvolvimento de processos que auxiliam as atividades produtivas no aproveitamento dos recursos naturais e transformação compostos orgânicos, referentes a indústrias de alimentos, de fermentações, meio ambiente, agricultura, agropecuária, florestal, entre outras. Estes profissionais estarão aptos a atender instituições privadas ou governamentais na sua atividade produtiva ou instituições de pesquisa, técnicas ou procedimentos e/ou a atender como autônomos às necessidades individuais, grupos e organizações, por meio da exploração de seus conhecimentos específicos.

O campo de atuação do Químico Ambiental é muito amplo e diversificado. O Químico atuará tanto na indústria Química como em Instituições de Ensino e de Pesquisa, em Empresas ou Órgãos Governamentais que mantenham laboratório de controle químico ambiental. O exercício da profissão de Químico Ambiental compreende: Indústrias e laboratórios de qualquer setor com necessidade de tratamento de resíduos sólidos ou líquidos e emissões para a atmosfera; Empresas que fazem tratamento de águas, resíduos ou contaminação atmosférica; Companhias/órgãos de avaliação ambiental; Departamentos ou áreas que lidam com o Meio Ambiente (Prefeituras, Ministérios, etc.); Universidades (Segurança Química e resíduos), etc.

registrado em: ,