Ir direto para menu de acessibilidade.

Seminário EPDS

Página inicial > Seminário EPDS > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

O II Seminário de Pesquisa em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS) é um evento de natureza acadêmica e científica com a finalidade de promover estudos, reflexões e debates, bem como a socialização de trabalhos de pesquisa acadêmica sobre temas político-educacionais, sobre desigualdades sociais e direitos humanos.

Com o tema central “Infância, Pobreza e Desigualdade Social: desafios e perspectivas para garantia do direto à educação para todas as crianças e adolescentes”, o evento tem em sua programação palestras, painéis, apresentações de comunicações orais e pôsteres.

O público-alvo inclui profissionais e pesquisadores da área da educação, de políticas públicas e sociais, e acadêmicos de graduação e pós-graduação.

 

Iniciativa

A Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social trata das relações entre educação, pobreza e desigualdade social, e tem como objetivo promover reflexões e discussões sobre as vivências dos sujeitos em circunstâncias de pobreza e de extrema pobreza, em relações sociais e políticas injustas.

Confrontar essas vivências com as visões predominantes nas políticas educacionais, na gestão da educação e no contexto escolar da Educação Básica é um dos principais desafios dessa iniciativa, que pretende promover a práxis em torno de princípios político-ético-emancipatórios assentados no direito à vida, à igualdade e à diversidade, organizando-se em torno de três dimensões: a Formação Continuada (Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social), o apoio à pesquisa acadêmica e o apoio à difusão do conhecimento.

Na dimensão do apoio à pesquisa acadêmica, a UFT, por meio do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (Neped), desenvolve pesquisas e atividades de extensão sobre esta temática.
Atualmente o Neped oferece o Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS), e a equipe de pesquisadores da Iniciativa EPDS/UFT executa o projeto de pesquisa intitulado "Educação, Pobreza e Desigualdade Social: estudo das políticas educacionais no contexto das desigualdades sociais e da situação de pobreza e extrema pobreza no estado do Tocantins".

O Seminário de Pesquisa em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS) é um evento realizado pelo Neped para socialização e divulgação dos estudos e pesquisas desenvolvidos no âmbito do projeto de pesquisa e do curso de especialização, bem como para a troca de experiências sobre a temática com a comunidade acadêmica e o público externo.

O I Seminário de Pesquisa em Educação, Pobreza e Desigualdade Social foi realizado nos dias 1° e 2 de dezembro de 2016, no Câmpus de Palmas, e objetivou debater e refletir sobre os desafios e perspectivas para a pesquisa e as políticas educacionais da relação educação, pobreza e desigualdade social no Brasil e, em particular, no Tocantins. O evento contou com a participação da professora Drª Silvia Yannoulas, da UnB, como palestrante na conferência de abertura.

Fim do conteúdo da página