Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Retomada Ensino Presencial > Orientações para professores
Início do conteúdo da página
Orientações sobre o Passaporte Vacinal

Informações para professores

1. O que devo fazer com a minha turma se eu estiver com suspeita de Covid-19?

Os encontros presenciais devem ser suspensos até que a suspeita seja descartada ou, se confirmada, pelo período mínimo de duas semanas, podendo ser ampliado conforme avaliação médica. Dirija-se à unidade de saúde mais próxima, notifique à UFT, e informe aos(às) estudantes matriculados(as) as providências em relação às atividades acadêmicas.

2. O que fazer se o(a) estudante não puder mais frequentar as atividades presenciais (incluindo avaliações)?

Se o(a) estudante que iniciar o semestre em atividades presenciais tiver impedimento de continuar nessa modalidade, a orientação é de que o(a) professor(a) avalie, dependendo da justificativa apresentada e da natureza da disciplina, adaptação para atividade remota ou outra aplicável.

3. É possível alterar os horários de início e término das aulas?

Sim. O(a) professor(a) pode combinar horários alternativos de início e fim das atividades para evitar coincidência com turmas em espaços próximos, reduzindo a chance de aglomeração nos corredores. O rodízio de grupos em uma mesma turma para ocupação de laboratórios e outros espaços específicos também é recomendável para aumentar a distância entre os(as) usuários(as).

4. Quais são as ferramentas com a funcionalidade de gravação que podemos utilizar?

Tendo em vista a perda de funcionalidade de gravação da ferramenta Google Meet, que a UFT tem no pacote GSuite, da Google, a Superintendência de Tecnologia da Informação da UFT (STI/UFT) comunica que foram estabelecidos protocolos para uso de novas plataformas que poderão ser utilizadas para gravação de videoconferências.

São elas, o componente BigBlueButton, presente no AVA Moodle UFT; e a ferramenta ConferênciaWeb, disponibilizada pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Os dois protocolos estão disponíveis de forma on-line e devem ser acessados para pleno conhecimento de seu uso pelos docentes e técnicos administrativos.

Links:
Protocolo para uso de videoconferência pelo Moodle (BigBlueButton) - https://docs.uft.edu.br/s/43eItCK1RKOWgIrIxUSTTg
Protocolo para uso de videoconferência pelo Mconf-RNP - https://docs.uft.edu.br/s/TZ9Uvc7kThqAPiqXYCZFbQ

Dúvidas acerca das plataformas podem ser direcionadas para os NTIs dos Câmpus ou para a STI, a depender da abrangência da competência.

Fim do conteúdo da página