Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mercado de Trabalho

O curso de Jornalismo da UFT tem grande relevância no atual quadro da Comunicação do Estado e do Brasil. Dado o crescimento do número de empresas jornalísticas, emissoras de rádio e televisão em todo o país e no próprio Tocantins, deve ser preocupação das Instituições de Ensino Superior oferecer à comunidade cursos que possibilitem a formação de profissionais tecnicamente capacitados e socialmente comprometidos. Trata-se de garantir a preservação e interação das culturas locais e regionais. No contexto nacional, se prioriza o engajamento para uma produção jornalística brasileira crítica, em contraposição aos conteúdos midiáticos generalizantes, os quais não  favorecem a reflexão crítica das realidades. 

O curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFT formou 434 alunos entre 2003 e 2012. Os egressos têm se dedicado a várias áreas, no Estado ou em outras regiões do Brasil, destacando-se nas assessorias de imprensa e comunicação no Setor Público. Também verifica-se um bom número de alunos formados atuando em veículos de comunicação, projetos independentes de audiovisual e na academia, dando continuidade à sua qualificação em pós-graduação lato sensu e strictu sensu. Alguns, inclusive, compuseram ou compõem o corpo docente do curso como professores substitutos e efetivos.

Ao mesmo tempo, o Estado do Tocantins, com uma história de vida também bastante recente, viu crescer, tanto na capital, Palmas, como em cidades do interior do Estado, as empresas de comunicação. A capital tocantinense conta hoje com um jornal diário (Jornal do Tocantins), cinco semanais/quinzenais (Primeira Página, O Jornal, Jornal Stylo, T1 Notícias, O Estado, O Girassol e O Coletivo), além de mais de 20 outros jornais e revistas com circulação periódica ou esporádica distribuídos de norte a sul do Estado. No meio radiofônico, a cidade conta com as emissoras Jovem Palmas (AM e FM), Rádio Canção Nova AM, Rádio 96 (AM e FM  – Estatal), Tocantins FM e CBN além de veículos alternativos como rádio web e rádios comunitárias. Está ainda em processo de implantação, já com autorização para funcionamento pelo Ministério das Telecomunicações, a Rádio UFT Educativa, que pretende ser um canal alternativo para veicular programas culturais e educativos. A capital também capta sinais de rádios sediadas em Gurupi, Araguaína e Porto Nacional. Palmas também dispõe de emissoras afiliadas a redes nacionais - Globo, Bandeirantes, Cultura, SBT, RedeTV e Rede Vida; as quatro primeiras possuem telejornais regionais de veiculação diária. Na web, tem-se desenvolvido diversos sites e portais sobre os mais variados assuntos, especialmente política, oferecendo a maior oferta de vagas do mercado. Os mais representativos são: G1 Notícias, Portal Cleber Toledo, T1 Notícias, Jornal do Tocantins On line e Conexão Tocantins, bem como as versões on line dos periódicos Jornal O Girassol, O Jornal e O Estado. As assessorias de imprensa, principalmente relacionadas à comunicação pública, também necessitam constantemente de profissionais habilitados em Jornalismo. 

Ademais a isso, acrescenta-se o fato de que tanto em Palmas como nas demais cidades do interior do Tocantins verifica-se o crescimento de diversos veículos comunicacionais de médio alcance. Por outro lado, verifica-se a presença de veículos localizados e comunitários, os quais necessitam de profissionais de comunicação qualificados para atuar em nível local, de acordo com as especificidades de cada região do Tocantins, um Estado caracterizado pela diversidade ambiental, econômico-social e cultural. 

Fim do conteúdo da página