Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Miracema > Município
Início do conteúdo da página

Município

A história de Miracema começa com os garimpos que atraíam imigrantes para o Norte de Goiás, no início do século XX, passando pela exploração da cana-de-açúcar e a navegação fluvial.

Em 1929 chegaram os primeiros habitantes, e a região foi inicialmente denominada Xerente e Bela Vista. Em 1948 o distrito foi desmembrado de Araguacema, recebendo a denominação de Miracema do Norte.

Em 1988, com a criação do estado do Tocantins, Miracema do Norte, hoje Miracema do Tocantins, foi escolhida para sediar a capital provisória do novo estado, por ato do presidente da República. Permaneceu nesta condição de 1º de janeiro de 1989 até 31 de dezembro do mesmo ano, quando foi instalada, em Palmas, a capital definitiva.

A economia local baseia-se, principalmente, na agropecuária e na indústria de cerâmica. A população, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, é de aproximadamente 20,6 mil habitantes, sendo 86% moradores da área urbana e 14% da zona rural.

O município de Miracema do Tocantins localiza-se na região central com uma área de 2.656 Km², distante 78 km da capital do Tocantins. A localização estratégica favorece a instalação de importantes regionais, sendo que aproximadamente 15 polos de diversos setores foram implantados no município, colocando-o posição de evidência no Estado.

A riqueza ambiental é um dos grandes atrativos do município, especialmente a praia de Mirassol, no Rio Tocantins, o Balneário do Lucena e Correntinho, a Praia do Funil e o Ponto de Apoio.

Na cultura local destacam-se festas populares como o Miracaxi (carnaval fora de época), o Mirafolia (carnaval), a Agostina (evento country) e a Feira Pecuária.

Fim do conteúdo da página