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Histórico

A criação do Curso de Psicologia do Câmpus de Miracema da UFT encontra-se estreitamente vinculada a uma das missões institucionais dessa universidade na Região Norte do país: a de fortalecer a identidade cultural dos povos da Amazônia Legal. Os discursos midiáticos, no contexto neoliberal, operam na direção oposta do que acima dissemos. Colaboram para a diluição das identidades regionais em favor de identidades globalizadas que destituem os saberes locais de seu poder de instituir sentidos.

O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Miracema, expressa o resultado de um trabalho coletivo pela expansão do ensino superior público com o envolvimento de docentes, técnicos, discentes e comunidade externa das cidades de Miracema do Tocantins, Miranorte, Tocantínia, Lajeado, Aparecida do Rio Negro, Rio do Sono, Rio dos Bois, Dois Irmãos, Barrolândia e Lizarda. Os municípios de Miracema e Miranorte(distantes 24 km um do outro), por meio da Prefeitura Municipal, assinaram termos de compromisso disponibilizando a abertura de convênios para realização de estágios nas áreas de jurisdição da prefeitura onde seja possível a participação de estagiários de Psicologia.

As primeiras manifestações para a criação do curso de Psicologia em Miracema surgiram da comunidade e se expressaram por diversos meios ao longo de vários anos, sempre indicando a necessidade e a pertinência de se construir um curso de Psicologia em Miracema.

Esse período de discussão coincidiu com um intenso debate no país acerca das diretrizes curriculares dos cursos de psicologia, o movimento de expansão de cursos de psicologia no país, inserção de novos cursos de psicologia no Tocantins e incremento a inserção de psicólogos nas políticas públicas de assistência social e justiça, além da saúde, porém a Resolução do MEC que estabeleceu as diretrizes curriculares em 2004 (BRASIL, 2004)não deixava clara a perspectiva dos cursos de licenciatura, que havia sido a opção da proposta de curso de psicologia empreendida no Câmpus Universitário de Miracema e antes do estabelecimento dessas diretrizes curriculares a formação em Psicologia se dava em três habilitações, a saber, a licenciatura, o bacharelado e a formação de psicólogo. Com as diretrizes nacionais de 2004 fundiu-se a formação de psicólogo em bacharelado, tornando possível a realização das graduações em bacharelado podendo ser complementada com a Licenciatura ocasionando a instalação de inúmeros cursos novos de psicologia no país apenas com a graduação na habilitação de bacharelado.

Foi somente com a publicação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais pela Resolução CNE/CES n. 5 de 15 de março de 2011, a partir do Parecer CNE/CES nº 338/2009, que então revogou a Resolução CNE/CES nº 8, de 7 de maio de 2004, que retomou com mais clareza o estabelecimento das normas para o projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia, onde o curso de Psicologia deve necessariamente ofertar a licenciatura, ao instituir os projetos pedagógicos de Bacharelado, sendo facultado ao aluno optar por essa habilitação. Neste sentido, a proposta apresentada de Bacharelado foi construída com base na realidade local e regional e se encontra articulada e interligada a proposta do projeto pedagógico complementar de Formação de Professores de Psicologia, a ser oferecida no Câmpus de Miracema, que segue anexo a este projeto de Bacharelado.

O Câmpus de Miracema, no processo de discussão de sua expansão, em atenção às demandas da comunidade fortaleceu vínculos institucionais para a realização de parcerias interinstitucionais com vários municípios e governo do estado, que serão importantes na efetivação do curso de Psicologia. O engajamento de professores, servidores administrativos e direção do Câmpus que construíram o projeto coerente com a necessidade e as possibilidades regionais se encontram coerentes com a perspectiva da interiorização da psicologia no País. Em dezembro de 2013 nomeou-se uma Comissão para implantação do Curso de Psicologia no Câmpus de Miracema do Tocantins

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