Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Propesq > Iniciação Científica
Início do conteúdo da página

Iniciação Científica

 

A Iniciação Científica é o primeiro contato que o universitário possui com a pesquisa acadêmica. Ela consiste no estudo aprofundado de um tema escolhido pelo aluno, na área de conhecimento que ele cursa, sob a orientação de um professor da UFT.

A Iniciação Científica é o primeiro passo na carreira de um cientista, de um professor ou de um pesquisador. A gestão do Programa Institucional de Iniciação Científica da UFT é atribuição da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), por intermédio do Presidente e dos membros do Comitê Interno do Programa.

PIBIC- O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica atende a instituições públicas e privadas. É necessário encontrar um(a) professor(a) que possa orientá-lo na área de seu interesse de conhecimento.

PIVIC - O Programa institucional voluntário de iniciação científica (PIVIC) com alunos voluntários.

PIBIC-AF - O programa PIBIC-AF é um programa que tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas universidades. Seu objetivo é oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica pela concessão de bolsas de IC para os alunos do ensino superior, cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa no vestibular.

PIBITI - O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) – alunos contemplados com bolsas patrocinadas pelo CNPq vinculados a projetos de pesquisa caracterizados por atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação

PIBIC-EM - Alunos regularmente matriculados no ensino médio de escolas públicas do ensino regular, escolas militares, escolas técnicas ou escolas privadas de aplicação, contemplados com bolsas patrocinadas pelo CNPq.

Fim do conteúdo da página
-->