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Diretoria de Registro e Controle Acadêmico

A Diretoria de Registro e Controle Acadêmico promove orientações e desenvolve ações/reflexões sobre os procedimentos acadêmicos, abrangendo as atividades docentes, discentes, das coordenações de curso e secretarias acadêmicas.
Esta diretoria é dividida nas seguintes Coordenações:

  • Coordenação de Controle Acadêmico;
  • Coordenação de Desenvolvimento, informação e suporte acadêmico;
  • Coordenação de Registro e Expedição de diplomas.

Nestes termos, compete à Dirca:

  • Submissão da proposta e planejamento dos procedimentos acadêmicos do Calendário Acadêmico;
  • Aprimoramento do módulo acadêmico do Sistema de Informações para o Ensino SIE, com o apoio da Diretoria de Tecnologia de Informações;
  • Acompanhamento da oferta de disciplinas dos cursos de Graduação, EAD e Parfor;
  • Acompanhamento dos registros de formas de ingresso e evasão dos cursos de Graduação, EAD e Parfor;
  • Suporte e implementação de melhorias nos Portais do aluno e do professor, com o apoio da Diretoria de Tecnologia de Informações;
  • Liberação de acesso aos usuários dos portais do aluno, professor e módulo acadêmico do SIE;
  • Suporte aos Coordenadores de Curso, Secretários das Coordenações e Secretarias Acadêmicas;
  • Elaboração de Fluxos e Manuais sobre as rotinas e procedimentos das Coordenações de Curso e Secretarias Acadêmicas;
  • Elaboração de Orientações para os Coordenadores de Curso, Secretários das Coordenações de Curso, Secretarias Acadêmicas, Docentes e Discentes sobre as normativas e procedimentos da instituição;
  • Acompanhamento dos registros de alunos ingressantes, por meio de processo seletivo sisu, complementar, vestibular, extravestibular, Enem, Parfor e EaD, reopção, mudança de turno, aluno especial e etc;
  • Organização, supervisão e suporte aos discentes para realização da renovação de matrícula através do Portal do Aluno, com o apoio da Diretoria de Tecnologia de Informações;
  • Organização, supervisão e suporte aos docentes para realização dos registros das atividades no Diário Eletrônico;
  • Registro de Ofertas especiais;
  • Implementação e geração de Relatórios com demonstrativos dos dados acadêmicos;
  • Acompanhamento e gestão dos dados do Processo Seletivo Sisu e outros processos seletivos de ingresso;
  • Análise e emissão de parecer em Processos de Jubilamento e Cancelamento de Matrícula;
  • Acompanhamento de Decisões Judiciais e Mandados de Segurança referentes à processos seletivos e procedimentos acadêmicos da graduação dos cursos regulares, EaD e Parfor com elaboração de subsídios à Procuradoria Jurídica;
  • Análise prévia dos pedidos de Transferência ex-officio
  • Acompanhamento da aplicação do ENADE e registro da informação no histórico do aluno;
  • Registro e Emissão de diplomas dos alunos da instituição e de outras IES;
  • Veracidade de documentos (diploma) junto aos conselhos de classe
  • Planejamento e emissão de documentação para Colações de Grau com preparação das atas de colações após a conferência de integralização do curso;
  • Atualização do gride de prováveis formandos;
  • Revalidação de Diplomas de Medicina por meio do Revalida;
  • Fornecimento de dados estatísticos de acordo com demandas internas e externas;
  • Elaboração ou colaboração em planilhas com indicadores solicitados por órgãos externos (TCU, MEC, CGU, etc)
  • Análise dos processos de Colação Extemporânea de todos os cursos e emissão das atas em caso de deferimento;
  • Análise dos processos e registros de diplomas dos cursos de graduação e pós-graduação ( Stricto Sensu) da UFT e emissão dos mesmos;
  • Análise dos contratos de prestação de serviço para registro de diplomas de outras IES, no que tange a regularidade da IES e dos cursos junto ao MEC e controle dos pagamentos via GRU dos valores cobrados para registrar os diplomas;
  • Arquivo e guarda dos livros de registro de diplomas da UFT e de outras IES.
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