Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – ProfMat é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O ProfMat surgiu mediante uma ação induzida pela CAPES junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM.

O ProfMat visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência. Aos professores das instituições públicas de ensino básico, estão previstas bolsas de estudo concedidas pela Capes. A seleção é feita por meio do Exame Nacional de Acesso ao ProfMat (ENA-ProfMat).

O corpo docente do colegiado do ProfMat/Araguaína é constituído atualmente por 10 professores, dentre os quais 5 são doutores, 3 são doutorandos e 2 são mestres em áreas diversas como Física Teórica, Análise, Análise Numérica, Modelagem Matemática, Álgebra, Geometria, Estatística e Educação Matemática.

O ProfMat foi avaliado pela Capes com nota 5 (cinco), que é a nota máxima para um programa de mestrado. Confira os resultados da avaliação aqui

O Programa é coordenado pelo Conselho Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional, que operam sob a égide do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática, e é executado pelas Comissões Acadêmicas das Instituições Associadas.

Fim do conteúdo da página