Página inicial > Proex > Programas e Projetos > Extensão > Programas e Projetos de Extensão > Incubadora de Projetos Pedagógicos e Inovação para Escolas de Ensino Fundamental e Médio
Apache Chemistry OpenCMIS - objectNotFound error

HTTP Status 404 - objectNotFound

Object not found: 94c6c8a1-d765-44f5-b0d1-0e0896b35f01

Apresentação

O Programa de Extensão Incubadora de Projetos Pedagógicos e Inovação para Escolas de Ensino Fundamental e Médio tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica de cursos da UFT e pesquisadores do Grupo de Pesquisa e Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje-UFT) das escolas públicas e da comunidade tradicionais, com foco na transferência de expertise, visando a publicização e popularização do que é desenvolvido pela ciência. Além disso, o projeto visa proporcionar o empoderamento de professores e alunos para o acesso e a apropriação comunitária de tecnologias sociais e bens informacionais que os habilitem a desenvolver projetos pedagógicos e de inovação em suas comunidades. Por meio de suporte teórico-prático e acompanhamento, se pretende criar uma cultura da criação e inovação junto aos professores e alunos das escolas públicas. Com esse projeto pretende-se divulgar a formação na área de pesquisa e inovação ao mesmo tempo em que se aproximam docentes, discentes da UFT, estudantes das escolas públicas e membros das comunidades tradicionais.

Foco - O programa visa propiciar transferência de expertise a professores e alunos de escolas públicas e a comunidades tradicionais. Trata-se de uma atividade inovadora na área educacional e comunicacional que permitirá o empoderamento em temáticas essenciais na consolidação da apropriação comunitária de tecnologias sociais e bens informacionais que os habilitem a desenvolver projetos pedagógicos e de inovação em suas comunidades.

O Programa tem como objetivos gerais:

1. Aproximar a comunidade acadêmica de cursos da UFT e pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT) das escolas públicas e da comunidade tradicionais, visando a publicização e popularização do que é desenvolvido em transferência de tecnologia e inovação em pesquisa, além do aprimoramento dos recursos humanos da região a partir da integração universidade-escola-comunidade;
  2. Proporcionar o empoderamento de professores, alunos e comunidades tradicionais, sobretudo para o acesso e a apropriação comunitária de tecnologias e bens informacionais que os habilitem a desenvolver projetos inovadores de formação e ensino em suas comunidades;
  3. Permitir que tradições, culturas e demais bens comunitários sejam partilhados por produções locais no espaço tocantinense.

Para concretização desses objetivos gerais o Programa tem, como objetivos específicos:

a) Promover ações de acompanhamento e orientação entre docente(s), acadêmicos da UFT, professores e alunos da rede pública visando à integração  e transferência de tecnologias sociais no resgate cultural e na apropriação comunitária das tecnologias da informação e da comunicação, mediante objetivos, obrigações e condições estabelecidas no contrato de uso do sistema de Incubação;

b) Produzir, por meio de formações/oficinas, junto a professores e alunos da rede pública e da Comunidade um conhecimento adequado às demandas da região, articulada com as diversas práticas culturais existentes na comunidade, em especial valorizando as culturas locais;

c) Possibilitar aos docentes e discentes da UFT a interlocução com o contexto histórico-cultural das escolas públicas e das comunidades tradicionais, incorporando a essa interlocução, saberes populares a temáticas relativas a pesquisa, a inovação, às inovações tecnológicas gerenciais e a transferência de tecnologias sociais; e,

d) Fortalecer os laços entre comunidade tradicionais e universidade proporcionando um espaço de diálogo e mútuo processo de conhecimento, mediante a elaboração e execução de projetos ou outras formas, pautadas em alternativas solidárias.

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas