Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGPV > Egressos
Início do conteúdo da página

Perfil do Egresso

Este Programa visa, sobretudo, formar profissionais qualificados e com treinamento diferenciado para atuar em nível superior, tanto como docente, quanto como pesquisador. O perfil do egresso está centrado nas linhas de pesquisas do Programa, com ênfase no desenvolvimento de habilidades profissionais para atuar na geração de conhecimentos e obtenção de produtos na área de produção vegetal, os quais possam impulsionar a ciência e o agronegócio nacional. Os egressos do curso são capacitados em áreas do conhecimento, permitindo o estabelecimento de relações entre o campo teórico e o aplicado, em vista de terem sido treinados para a execução de projetos de pesquisas, gerando conhecimento técnico-científico em suas respectivas áreas de especialidade. Além disso, outro objetivo do Programa é desenvolver a criticidade e a reflexão acerca das responsabilidades sociais da profissão e sua relação com o uso consciente dos recursos ambientais, considerando o crescimento populacional e a sua repercussão quanto aos aspectos econômicos, sociais e ambientais. Os egressos do PPG em Produção Vegetal da UFT são também preparados para exercerem atividades de docência, recebendo treinamento didático, atuando em atividades relacionadas com os cursos de Graduação em Agronomia, Ciências Florestais e Biotecnologia.
Diante do exposto, os egressos do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal, na qualidade de mestres ou doutores, deverão estar capacitados a:

  • Demonstrar conhecimentos e habilidades de pesquisador e/ou na docência dos assuntos relacionados à Produção Vegetal e suas linhas de pesquisa correlatas;
  • Produzir pesquisas e informações quanto à geração de conhecimento, no sentido de promover, de forma sustentável, o desenvolvimento do agronegócio local, regional e nacional;
  • Incorporar em seu perfil profissional a postura crítica e ética necessária ao desenvolvimento das suas habilidades;
  • Compreender a necessidade da continuidade da sua formação profissional, sendo divulgador da concepção provisória e temporal do conhecimento;
  • Produzir conhecimentos científicos no sentido de responder às demandas do agronegócio, considerando o contexto da sua inserção e importância ao desenvolvimento do país.

Os egressos do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal têm conquistado alto índice de inserção profissional. O Programa tem conquistado alto índice de inserção profissional dos seus egressos. Até o final do ano de 2020 o Programa já contava com 228 egressos (mestrado e doutorado). Atualmente, 100% dos egressos de doutorado estão diretamente envolvidos com a sua área de formação e especialização. Cerca de 84% estão inseridos em atividades de ensino, pesquisa ou extensão em empresas públicas. Estes são professores efetivos em Universidades Públicas, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, além de Centros de Pesquisa e órgãos governamentais (SEBRAE, RURALTINS, NATURATINS, ADAPEC e SECRETARIA DA AGRICULTURA). Enquanto 16% encontram-se inseridos em atividades de ensino, pesquisa ou extensão em empresas privadas, tais como Universidades (ULBRA, Faculdade Evangélica de Goianésia, Faculdade de Agronomia de Guaraí, UNIRG, etc.), bem como consultores de empresas e/ou fazendas localizadas em vários Estados, como Pará, Bahia, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, etc. No caso do mestrado, em torno de 57% dos egressos realizam o doutorado em instituições como UFT (Produção Vegetal), UFV, UFLA, UnB, ESALQ, além de outras. Em torno de 24% dos egressos do mestrado estão inseridos em atividades de ensino, pesquisa ou extensão em empresas públicas. Ao passo que 12% dos egressos de mestrado estão inseridos em atividades de ensino, pesquisa ou extensão em empresas privadas. Essa contribuição já era esperada devido a carência da região em profissionais com formação no nível de mestrado e doutorado. No site do Programa (www.uft.edu.br/ppgpv) encontra-se a lista completa dos egressos e suas instituições de vínculo atual.


Egressos do mestrado em Produção Vegetal-UFT inseridos em programas de doutorado ou em atividades de ensino, pesquisa ou extensão em empresas públicas ou privadas.

Em todo o período de 2006 a 2020 tivemos 179 egressos de mestrado. Deste total, 102 egressos se inseriram em programas de doutorado, totalizando 57%. Quarenta e quatro egressos estão inseridos em atividades de ensino, pesquisa ou extensão em empresas públicas (25%). Enquanto vinte e um se inseriram em atividades de ensino, pesquisa ou extensão em empresas privadas (12%).  Doze egressos apresentam destino indeterminado ou fora do escopo da pesquisa (6%).

 Egressos-Mestrado-Producao-Vegetal.pdf 


Egressos do curso de doutorado de Doutorado em Produção Vegetal inseridos em atividades de ensino, pesquisa e extensão em empresas públicas e privadas.

Considerando que o curso de doutorado foi criado que as primeiras turmas do doutorado tiveram início a partir de 2011, e, considerando este período (2011 a 2020), o programa teve um total de 49 egressos de doutorado. Deste total, 41 egressos encontram-se inseridos em atividades de ensino, pesquisa ou extensão em empresas públicas (84%). Enquanto oito egressos encontram-se inseridos em atividades de ensino, pesquisa ou extensão em empresas privadas (16%). Nenhum egresso do período encontra-se fora do mercado de trabalho ou atuando em áreas que não estejam envolvidas em atividades de ensino, pesquisa ou extensão em empresas públicas ou privadas.

 Egressos-Doutorado-Producao-Vegetal.pdf  

Fim do conteúdo da página