Página inicial > PPGMCS > Links > Apresentação

Apresentação

Modelagem computacional é uma área de conhecimento multidisciplinar que trata da aplicação de modelos matemáticos e técnicas da computação à análise, compreensão e estudo da fenomenologia de problemas complexos em áreas tão abrangentes quanto as engenharias, ciências exatas, biológicas, humanas, economia e ciências ambientais.

O Curso de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Modelagem Computacional de Sistemas tem como objetivo formar profissionais aptos a identificar problemas, analisar e modelar sistemas que apoiem a administração e o funcionamento de empresas ou instituições, explorando recursos tecnológicos, com vistas à otimização de resultados. Espera-se destes profissionais a capacidade de propor e desenvolver soluções inéditas ou aperfeiçoar as já existentes, tornando-as operantes no que diz respeito à objetivação de um determinado processo utilizando modelagem computacional, por meio de um trabalho que exige forte e constante interação com a comunidade científica e profissional de áreas multidisciplinares, a fim de desenvolver e simular modelos computacionais que possam atender demandas acadêmicas e profissionais.

O curso tem como foco o desenvolvimento tecnológico e científico da região tocantinense, na geração de conhecimento e formação de profissionais nas áreas de Modelos Quantitativos e Apoio à Decisão. Especificamente, pretende-se formar profissionais capazes de lidar com técnicas avançadas de construção de modelos e desenvolvimento de sistemas computacionais, que possam contribuir para o avanço do ensino, da pesquisa e da produtividade em alguns dos setores de nossa economia.

Os egressos desse programa terão uma sólida formação em modelagem de problemas, suas decisões e inteligência computacional, sabendo formular e utilizar modelos matemático-computacionais, além de aprender a representar e processar conhecimento em domínios onde a incerteza e a complexidade desafiam a metodologia científica tradicional.

Os estudantes do programa terão a oportunidade de desenvolver pesquisas tecnológicas em sintonia com a sua realidade profissional, dentro de suas próprias empresas e dentro dos governos estadual e municipal, aplicando a modelagem e o desenvolvimento de sistemas computacionais em diversas áreas do conhecimento para propiciar o desenvolvimento regional e local.

Além disso, uma outra forte motivação é o freqüente fluxo de estudantes formados pela UFT para programas de mestrados em outras instituições de ensino superior. Desta forma, o programa de mestrado em modelagem computacional busca contribuir com o crescimento do estado do Tocantins por meio da fixação de pesquisadores qualificados em Tecnologia da Informação na Região Norte do Brasil.