Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGMCS > Linhas de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Linhas de Pesquisa

Modelagem Quantitativa, Otimização e Simulação

Trata da elaboração de modelos teóricos de sistemas físicos e sua análise através de simulações computacionais; da solução otimizada de sistemas complexos; da elaboração e descrição metodologias e de modelos quantitativos de sistemas complexos, sua implementação e avaliação. Essa linha ainda envolve a pesquisa em otimização e simulação de conhecimento em diferentes áreas, abrangendo o uso de modelos matemático-computacionais e de técnicas de otimização, numa perspectiva de apoio a processos decisórios.

 

Análise e Síntese em Ecossistemas

Aborda o projeto e desenvolvimento de sistemas computacionais e análise de ambientes computacionais em sistemas multidisciplinares, e envolve a concepção, especificação e desenvolvimento de ambientes e ferramentas de apoio a processos em ecossistemas. Tem o objetivo de projetar, analisar e implementar modelos ecológicos. Ênfase empírica (guiada a dados) e modelos mecanicistas que abordam uma hierarquia de escalas e processos. Sistemas ecológicos consideram um conjunto de entidades biológicas (plantas, micróbios, animais) e entidades físicas (elementos, sólidos, água) e suas interações como uma unidade funcional (isto é, um ecossistema). Devido a natureza sintética e a complexidade inerente dos sistemas ecológicos, modelos têm uma função chave em organizar e explicitamente quantificar nosso entendimento de como os sistemas ecológicos se comportam. A modelagem de sistemas ecológicos tem como base central (i) sintetizar a informação ecológica (dados), (ii) formalizar o entendimento ecológico (teoria), e (iii) desenvolver hipóteses e informação dos experimentos de campo. O principal foco é empírico (guiado à dados) e mecanicista (baseado em processo) dos modelos para entendimento da dinâmica temporal nos sistemas ecológicos. O tema tem ênfase em metodologias emergentes e modernas e abordagens na modelagem de sistemas ecológicos. Os tópicos incluem: construção de modelos, análise e avaliação de modelos, parametrização, validação de modelos, incerteza de modelos, e uma variedade de tópicos em modelagem de sistemas ecológicos. O tema também inclui uma investigação e avaliação de modelos publicados das áreas de fisiologia das plantas, crescimento e alocação de plantas, pássaros, dinâmica da água e do carbono e dinâmica da vegetação global.

 

Modelos e Sistemas de Gestão e Educação

Trata da concepção e desenvolvimento de objetos de aprendizagem para apoio ao ensino, com uso de tecnologias da informação e comunicação; e o desenvolvimento de metodologias, técnicas e processos para a gestão das organizações, com abordagem interdisciplinar.

Fim do conteúdo da página