Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGLetras > Áreas de Concentração
Início do conteúdo da página

Áreas de Concentração

Por Bianca Zanella | Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2017, 15h35 | Última atualização em Terça, 09 de Outubro de 2018, 11h21

Estudos Linguísticos

A área de concentração em Estudos Linguísticos tem por objetivo a pesquisa e a formação de recursos humanos nos estudos sobre a linguagem, análise linguística e linguística aplicada. A área investiga fenômenos linguísticos a partir de métodos e abordagens contemporâneos e discute os pressupostos teóricos e epistemológicos, contribuindo com o avanço da pesquisa na área. A área enfoca questões de análise linguística, descrição do sistema linguístico e o estudo das línguas no âmbito da Amazônia Legal. A área aborda também questões de linguística aplicada, especialmente temas relacionados à língua em uso, a formação de professores de línguas, políticas de língua e questões ligadas ao ensino de línguas. Também aborda as teorias do texto e do discurso e suas relações com a história. Nesse sentido, a área de concentração potencializa o avanço das abordagens teóricas e metodológicas de análise linguística e linguística aplicada em um amplo leque de pesquisa em Linguística, Linguística Aplicada, Texto e Discurso e Língua Brasileira de Sinais. São enfocas as línguas materna, indígenas, Língua Brasileira de Sinais e Línguas Estrangeiras.

 

Estudos Literários

A área de concentração em Estudos Literários tem por objetivo a formação de recursos humanos e o desenvolvimento da pesquisa sobre a literatura. A área contribui com a pesquisa sobre questões literários, imbuídos de aportes críticos e teóricos contemporâneos, enfoca teorias literárias e críticas, bem como a abordagem interdisciplinar para discutir aportes teóricos, metodológicos e críticos nos estudos literários. Contribui também para o desenvolvimento da pesquisa sobre autores tocantinenses e do norte do país, muitos deles ainda não foram pesquisados, estabelecendo diálogos com o cânone da literatura brasileira para o fortalecimento da literatura regionalista. A área de concentração, portanto, abrange diversos aspectos dos estudos literários, que contribuem para a inovação da pesquisa em literatura.

Fim do conteúdo da página