Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGLetras > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da UFT em Porto Nacional tem como meta qualificar e formar os alunos egressos do Curso de Letras, bem como profissionais de áreas afins, tendo em vista as necessidades de desenvolvimento da região norte. Além disso, possibilita aos alunos que, através da pesquisa em Letras e Linguística, encontrem soluções inovadoras e criativas para os problemas que enfrentam na vida profissional; tem o objetivo de fornecer, igualmente, aos alunos conhecimento teórico e aplicado nas áreas de literatura, linguística e linguística aplicada.

O programa se insere, portanto, numa estratégia para a qualificação do corpo docente atuante na região centro-sul do estado do Tocantins e regiões adjacentes. Nesse sentido, o impacto do projeto possibilita o desenvolvimento da pesquisa do estado, bem como o aprofundamento e reconfiguração de abordagens metodológicas e epistemológicas na área de Letras e Linguística.

Um dos fatores de relevância e impacto do Programa de Pós-Graduação em Letras de Porto Nacional para a região e para a área de Letras e Linguística é seu fortalecimento com duas áreas de concentração e quatro linhas de pesquisa: uma área de concentração em Estudos Linguísticos, que conta com as linhas de pesquisa Abordagens de Análise Linguística e Linguística Aplicada; e a outra área de concentração em Estudos Literários, que conta com as linhas de pesquisa Teoria e Crítica Literária, Literatura, História e Imaginário e Literatura Comparada. Nesse sentido, o programa propicia um amplo escopo de projetos de pesquisa sobre diversos fenômenos linguísticos e literários.

A fim de concretizar seu impacto social, o mestrado em Letras desenvolve ações voltadas para alunos e egressos do curso de graduação em Letras no Câmpus de Porto Nacional. Tais ações têm como meta estabelecer o diálogo entre alunos, egressos da graduação e pós-graduação e professores para melhorar e qualificar o ensino, a pesquisa e a extensão oferecidas à comunidade, por meio de atividades desenvolvidas por docentes e discentes do mestrado, como também por docentes de outras IES. Além do mais, os projetos de formação continuada de professores são essenciais para a aproximação e a inserção do programa na comunidade, o que terá impacto positivo para a sociedade. Através destas ações, portanto, o curso promove a integração entre graduação, comunidade e pós-graduação e, consequentemente, melhorará a qualidade do ensino e da pesquisa na região.

 

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Letras, com o Curso de Mestrado em Letras, com as áreas de concentração em Estudos Linguísticos e Estudos Literários tem como objetivos:

a) Desenvolver a pesquisa nas áreas de Letras e Linguística, promovendo o desenvolvimento da pesquisa no estado do Tocantins e na Região Norte do Brasil;

b) Incentivar a inovação de conhecimento sobre os fenômenos linguísticos, literários e culturais, focando tanto questões locais, regionais, nacionais e globais;

c) Desenvolver a pesquisa e o ensino de pós-graduação, imbuídos de abordagens críticas e reflexivas;

d) Ampliar, no âmbito da Amazônia Legal, o quadro de profissionais de forma a otimizar qualitativa e quantitativamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão nesta região;

e) Integrar os alunos de graduação à pós-graduação, por meio de eventos, palestras, oficinas, minicursos, defesas de qualificação e de dissertação de mestrado, como também incentivá-los a participar dos projetos de pesquisa e de Iniciação Científica a fim de prepará-los para a pesquisa nas áreas atendidas pelo programa.

f) Estabelecer intercâmbios de cooperação com outras IES nacionais e internacionais para o desenvolvimento da pesquisa na área de estudos linguísticos, literários e culturais, solução de problemas locais e regionais por meio da pesquisa de novas perspectivas teóricas e metodológicas para a pesquisa e o ensino de língua, literatura e cultura. 

g) Partilhar do potencial dos programas de pós-graduação já consolidados no Brasil, e futuramente no exterior, para propiciar o aumento da competência de formação e qualificação profissional de alto nível das instituições localizadas fora dos grandes centros de ensino e pesquisa;

h) Fortalecer e ampliar os núcleos, grupos e linhas de pesquisa ligados ao programa, atendendo às necessidades regionais e ampliando o potencial da instituição com o desenvolvimento da Região Norte.

Fim do conteúdo da página