Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGCTA > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

 

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Tocantins (PPGCTA-UFT) está sediado no Campus Universitário de Palmas, na capital do Tocantins. A ciência e tecnologia de alimentos é uma área estratégica para o desenvolvimento do estado para a formação de recursos de humanos altamente qualificados para desenvolver novas tecnologias por meio da biotecnologia e inovação, agregar valor a produtos regionais e propor soluções para problemas característicos da Amazônia Legal junto aos setores públicos e privados.

O PPGCTA-UFT está sempre atento às questões sociais e ambientais que envolvem a Amazônia Legal. O Programa está inserido no bioma de cerrado onde se encontra as zonas de transição com a caatinga e floresta amazônica, apresentando uma enorme biodiversidade de frutos, microrganismos e moléculas com potencial biotecnológico que podem contribuir com o desenvolvimento de novos processos tecnológicos e agregar valor a produtos já existente. 

O PPGCTA-UFT também busca atender as expectativas regionais, nacionais e internacionais por meio de parcerias e convênios com instituições de várias localidades do país e de países como França e México. Dessa forma, a consolidação de uma infraestrutura moderna permite dar suporte às pesquisas, ao desenvolvimento de empresas de alimentos e melhoria, agregação de valor de produtos e potencialização da agricultura familiar por meio de ações de extensão entre os laboratórios do Programa.

O programa busca ainda tornar-se um centro de referência no estado nas temáticas relacionadas à segurança alimentar, alimentos, nutrição e biotecnologia, além de auxiliar na cadeia do processamento das principais frutas produzidas no Tocantins e capacitar os profissionais por meio do aprofundamento dos conhecimentos, habilidades e competências em suas linhas de pesquisa para aplicações no desempenho profissional dinâmico e flexível em atividades industriais, de pesquisa e ensino

 

 

Fim do conteúdo da página