Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGCom > Esquema do Curso
Início do conteúdo da página

Esquema do Curso

O mestrado acadêmico em Comunicação e Sociedade tem duração mínima de 1 (um) ano e meio (18 meses) e máxima de 2 (dois) anos, contados a partir da data da matrícula com uma entrada anual e regime letivo semestral. Serão computados, para cálculo da duração máxima, os períodos em que o estudante, por qualquer razão, afastar-se da Universidade, salvo os casos motivados por problemas de saúde, nos termos da legislação vigente.

  • Número de Créditos: 28
  • Créditos em Disciplinas: 20
  • Disciplinas Obrigatórias: 08
  • Disciplinas Optativas: 12
  • Dissertação: 4
  • Atividades Programadas: 4 (publicações, ensino orientado (obrigatório para bolsista), palestras etc.)

O número máximo de créditos poderá chegar a 32 com a inclusão de uma disciplina eletiva, de até 60 horas (4 créditos), opcional, desenvolvida em outros programas da UFT ou de outras linhas do programa, ou mesmo em programas de pós-graduação de outras instituições, desde que desenvolvida enquanto o aluno estiver vinculado ao PPGCom/UFT e que tenha equivalência de menção no processo avaliativo.

O aluno terá direito a solicitar trancamento de matrícula por apenas um semestre letivo, observando os prazos estabelecidos no calendário acadêmico do Programa; o período de trancamento não será computado nos prazos estabelecidos para a obtenção do título.

Excepcionalmente, por recomendação do orientador e com a aprovação do Colegiado do Programa, poderá ser concedida a extensão do prazo, observados os seguintes requisitos:

I. se solicitada por estudante que tenha completado todos os requisitos do Programa, exceto a apresentação da dissertação;

II. se o pedido formulado pelo estudante, devidamente justificado, estiver acompanhado dos seguintes comprovantes: documento de aprovação do exame de qualificação; documento de recomendação do orientador, no qual deverá ser registrado o estágio de desenvolvimento da pesquisa e notado empenho do estudante em completar o trabalho no prazo previsto no pedido de extensão, e documento de aprovação da comissão Coordenadora e/ou Colegiado do Programa de Pós-Graduação.

III. a concessão e a atribuição do prazo máximo de prorrogação são de competência do Colegiado do Programa.

Para a obtenção do título e a expedição do diploma de Mestre em Comunicação e Sociedade, o estudante deverá atender às exigências estabelecidas no regimento interno do curso: além da integralização de todos os créditos, deverão apresentar, quando da entrega da versão final da dissertação, comprovante de submissão de um artigo científico que equivalerá a (2) dois créditos (computados nas atividades programadas). O artigo deverá estar relacionado com a pesquisa de Mestrado, constando o discente como primeiro autor e o orientador como um dos co-autores, ou vice-versa, e submetidos a periódicos com Qualis B3, B2, B1, A2 ou A1 (Capes).

Fim do conteúdo da página