Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGCFA > Infraestrutura
Início do conteúdo da página

Infraestrutura

O programa atualmente conta com o apoio da infraestrutura da Estação Experimental, Fazenda de Pesquisa, Incubadora de Empresas, Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo, Centro de Pesquisas Canguçu, Viveiro Florestal e dos laboratórios para desenvolver suas pesquisas nas diferentes áreas da Ciência Florestal. Os laboratórios estão estruturados e capacitados para desenvolver estudos nas duas linhas de pesquisa do programa. Os equipamentos, multiusuários, são de última geração, com grande utilidade na área florestal, e alavancam as pesquisas das diversas áreas de atuação dos docentes e dos discentes.

Estação Experimental Campus de Gurupi – UFT


Possui uma área de 64,14 hectares.

Fazenda Experimental de Pesquisa


Possui área de 130 hectares (Vegetação de Cerrado) para estudos na área de conservação da natureza, manejo e silvicultura e demais áreas da ciência florestal.

Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (CeMAF)


Possui área com 900 m²

Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas - CRAD


Um centro de caráter multidisciplinar da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com a Universidade Federal do Tocantins vinculada ao Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (CeMAF) e o Ministério do Meio Ambiente, que visa promover e divulgar, cientificamente, estudos e pesquisas bem como atividades de extensão em conservação da natureza e recuperação de áreas degradadas, bem como desenvolver modelos demonstrativos de recuperação e projetos em temas pertinentes às áreas de conhecimento. Tem como foco atividades de extensão e educação ambiental; pesquisa e o aperfeiçoamento do ensino, em todos os níveis, inclusive por meio da promoção de cursos de graduação e de pós graduação, profissionalizantes, de especialização, capacitação de produtores rurais, oficinas, seminários, simpósios, conferências, congressos, mesas redondas, workshops, encontros, cursos de extensão, estágios, e desenvolver pesquisas, consultorias, prestação de serviços, de âmbito nacional e interacional, nas áreas de sua atuação a fim de se tornar um centro especializado no Estado do Tocantins.

Viveiro Florestal


Conta com as seguintes estruturas: um escritório (30m2), um laboratório (40m2), casa de vegetação (96m2), sombreiro (2400m2 com irrigação) pleno sol com irrigação (1200m2).

Centro de Pesquisas Canguçu


É uma estrutura que esta vinculada a Universidade Federal do Tocantins - UFT com uma área de 650 ha, localização em Pium (TO) nas proximidades do rio Javaé com um prédio principal com 1000 m²

Incubadora de Empresas


A Incubadora de Empresas da Universidade Federal do Tocantins locada no Campus de Gurupi destina-se a apoiar novos empreendimentos sustentáveis, tanto ao nível de empresas individuais como de micro e pequenas empresas, cuja principal atividade será de coordenar ações empreendedoras, visando o desenvolvimento da região.
A incubadora da UFT está inserida em um mercado em constante expansão com demanda de uma variedade de produtos cada vez maior, fator que exige constante inovação tecnológica. A incubadora abrigará empresas do setor agroindustrial e de agros-negócios com firme atuação de forma sistêmica nas cadeias produtivas, portanto, a incubadora buscará identificar seus empreendedores e os estimulará a criarem suas empresas, proporcionando acesso a inovações tecnológicas, gerenciais e a uma rede de relacionamentos capaz de promover oportunidades de negócios para o sucesso dessas empresas incubadas, criando oportunidades para estudantes dos cursos de graduação de pós-graduação.

Os Laboratórios estão listados na descrição


  1. LABORATORIO DE SEMENTES;
  2. LABORATORIO DE FITOPATOLOGIA;
  3. LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA;
  4. LABORATORIO DE CONTROLE BIOLÓGICO DE MID (MANEJO INTEGRADO DE DOENÇAS);
  5. LABORATÓRIO DE QUÍMICO-BIOQUÍMICA;
  6. LABORATÓRIOS DE ECOFISIOLOGIA VEGETAL;
  7. LABORATÓRIO DE MECÂNICA, MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS;
  8. LABORATÓRIO DE SOLOS;
  9. LABORATÓRIO DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM;
  10. LABORATORIO DE MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS;
  11. LABORATÓRIO MULTIUSO;
  12. LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR / ENZIMOLOGIA / GENÉTICA;
  13. LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DE BIO-AGROCOMBUSTÍVEIS;
  14. LABORATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA.

Recursos de Informática


  1. LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - De uso geral da pós-graduação, composto por 24 (vinte e quatro) computadores Dell OPTIPLEX 790 CORE i3-2120 3.30GHz, Memória Dimm DDR3 8 GB, HD 1 TB Sata, DVD-RW, conectados à rede local cabeada. Disponível também rede Wifi para acesso à Internet. Velocidade atual para conexão com a internet e de 200 Mbps. Conta ainda com 02 notebooks e 20 Data Shows.
  2. LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - De uso geral da pós-graduação, composto por 24 (vinte e quatro) computadores Dell OPTIPLEX 7040 CORE i5-6500 3.20GHz Black Edition, Memória DDR3 8 GB, HD 1 TB Sata, DVD-RW, Placa de rede 10/100 Dell Wireless. Disponível também rede Wifi para acesso Internet de 200 Mbps. Velocidade atual para conexão com a internet é de 200Mbps.
  3. TERMINAIS DE PESQUISA - De uso geral de todos os acadêmicos, composto por 6 (seis) computadores Dell OPTIPLEX 7040 CORE i5-6500 3.20GHz Black Edition, Memória DDR3 8 GB, HD 1 TB Sata, DVD-RW, Placa de rede 10/100 Dell Wireless. Disponível também rede Wifi para acesso Internet de 200 Mbps. Velocidade atual para conexão com a internet é de 200Mbps.

Biblioteca do Campus

 A Biblioteca da Universidade Federal do Tocantins (UFT) do Campus de Gurupi iniciou suas atividades no ano de 2003, adquirindo o acervo de títulos e periódicos da extinta Universidade do Tocantins (UNITINS), estava localizada na antiga construção da Universidade.

Após alguns anos, em janeiro de 2009, ocorreu uma mudança de local (prédio que hoje está as salas de estudo da pós) e ampliação do espaço destinado à  biblioteca, esta passou a ter uma área total de 261m², dividido em área para o acervo, processamento técnico da informação, salas para estudo: individual, em grupo e recepção. 

Em março de 2012, a biblioteca transferiu-se para o  prédio do BALA II, andar térreo, onde passou a ocupar um espaço total de 650 m², sendo que aproximadamente 491m² (climatizado) está dividido em hall de entrada, área de recepção, 01 sala de Coordenação, 01  sala de processamento técnico da informação, 01 copa,  área para o acervo (geral, de referências e de monografias), 01 sala para desbaste, 02 salas de estudo individual, 01 sala para estudo em grupo, 02 banheiros: 01 feminino e 01 masculino, 01 sala destinada as auxiliares de serviços gerais e para armazenar o  material de limpeza.

A Biblioteca é toda informatizada e o sistema usado é o SIE - Sistema de Informação para o Ensino. Contamos com 01 computador na coordenação, 02 computadores para o processamento técnico, 07 computadores para pesquisa de usuário, 02 para empréstimos e devoluções, 01 impressora e 01 scanners.

A unidade constitui-se como apoio acadêmico que tem por finalidade principal fornecer a literatura básica e complementar aos cursos oferecidos. O acervo atende aos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Biotecnologia e Química Ambiental (Cursos de Graduação Presencial); e os cursos de pós-graduação em Ciências Florestais e Ambientais (Mestrado), Biotecnologia (Mestrado), Química (Mestrado) e Produção Vegetal (Mestrado e Doutorado) e também fornece apoio pedagógico aos cursos: Química, Física e Biologia UAB, e PARFOR modular Geografia, Biologia e Matemática.

As políticas / formas de atualização e expansão do acervo se dão através de consulta nos PPCs dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelos colegiados.

O acervo é contabilizado por área do conhecimento (09 áreas do conhecimento), sendo elas: Agropecuária e Pesca (35 títulos / 56 Itens); Ciências Exatas e da Terra (622 títulos / 3193 itens); Ciências Agrárias (2515 títulos / 5258 itens); Ciências Biológicas (577 títulos / 1.968 itens); Ciências da Saúde (61 títulos / 110 itens); Ciências Humanas (628 títulos / 1907 itens); Ciências Sociais Aplicada (563 títulos / 1302 itens); Engenharia (291 títulos / 839 itens); Linguística, Letras e Artes (383 títulos / 666 itens); Outros (54 títulos / 116 itens) perfazendo um total de 5.719 títulos e 15.415 itens.

O horário de funcionamento: De segunda a sexta feira das 07:00 às 19:00 h e aos sábados das 08:00 às 12:00

Fim do conteúdo da página