Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGBiotec > Infraestrutura
Início do conteúdo da página

Infraestrutura

Laboratórios do PPGBiotec/UFT/Gurupi em Biotecnologia e Laboratórios Multiusuários da Pós-Graduação da UFT Campus Gurupi

Laboratório de Biologia Molecular/ Enzimologia/Cultura de Células


O Laboratório de Biologia molecular/Enzimologia/Cultura de células tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisa em genética e biologia molecular, como mecanismos de replicação, transcrição e tradução de material genético, além de estudos voltados para isolamento, purificação e caracterização de microrganismos.

Laboratório de Bioprocessos


O Laboratório de Bioprocessos tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas na área de desenvolvimento de processos fermentativos, processos enzimáticos e de separação de biocompostos, além de pesquisas em aplicações industriais e ambientais, como biocombustíveis e purificação de proteínas.

Laboratório de Química/Bioquímica/Genética Aplicada


O Laboratório de Química/Bioquímica/Genética Aplicada tem como objetivo estudar as estruturas, organização e as transformações moleculares que ocorrem em células ou produtos biológicos de interesse, como óleos vegetais, biomolóculas e compostos orgânicos.

Laboratório de Biomoléculas e Vacinas


O Laboratório de Biomoléculas e Vacina tem como objetivo realizar estudos e pesquisas visando ao desenvolvimento, aprimoramento e implantação de novas tecnologias de produção, adaptação dos parâmetros cinéticos em cultivos microbianos, além de processos de purificação de biomoléculas de novos biofármacos.

Laboratório de Biotecnologia de Alimentos e Bebidas


O Laboratório de Biotecnologia de Alimentos e Bebidas tem como objetivo desenvolver pesquisas nas áreas de fermentação, aprimoramento e desenvolvimento de processos biotecnológicos e tecnologia de alimentos.

Laboratório de Microbiologia


O Laboratório de Microbiologia tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas sobre Isolamento, Identificação, Taxonomia e Caracterização Molecular de bactérias e fungos de interesse clinico, alimentício e/ou biotecnológico.

Laboratório de Bioinformática e Biotecnologia


O Laboratório de Bioinformática e Biotecnologia, tem como objetivo a geração e análises de dados de genoma, transcriptoma e proteômica de diferentes organismos, em especial vetores de doenças humanas.

Laboratório de Química dos Materiais


O Laboratório de Química dos Materiais tem como objetivo desenvolver estudos sobre a síntese, caracterização, correlação da estrutura, propriedades e aplicação dos diferentes materiais, e desenvolver compostos ou sistemas que podem levar ao melhoramento ou desenvolvimento de novas oportunidades tecnológicas.

Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal e Biotecnologia


O Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal e Biotecnologia, tem como objetivo o desenvolvimento de novos cultivares, estudos avançados de genética, biometria, citogenética, marcadores moleculares no melhoramento das culturas e biologia reprodutiva de plantas cultivadas.

Laboratório de Manejo Integrado de Pragas


O Laboratório de Manejo Integrado de Pragas, tem como objetivo o aprimoramento e integração de estratégias para o manejo de pragas agrícolas (MIP), com ênfase no controle biológico e estudos sobre a resistência de artrópodes-pragas a táticas de controle, buscando racionalização no uso de agrotóxicos e redução no impacto ambiental da atividade agrícola.

Laboratório de Controle Biológico de Manejo Integrado de Doenças


O Laboratório de Controle Biológico de Manejo Integrado de Doenças, tem como objetivo o controle biológico de doenças fúngicas e bacterianas de plantas e estudo das interferências de estresses abióticos e práticas de manejo no desempenho de agentes de biocontrole.

Laboratório de Fitopatologia


O Laboratório de Fitopatologia, tem como objetivo da inibição de microrganismos in vitro e controle in vivo de fitodoenças, ativação de mecanismos de defesa das plantas tratadas com compostos naturais.

Laboratório de Ecofisiologia Vegetal


O Laboratório de Ecofisiologia Vegetal, tem como objetivo fazer análise de crescimento, microclima, economia hídrica, intercâmbio de carbono em plantas, além de pesquisas em relação ao solo como fator ecológico e aplicação de modelagem ao balanço hídrico e de carbono em cultivos.

Laboratório de Entomologia


O Laboratório de Entomologia, tem como objetivo gerar, adaptar e validar tecnologias ambiental e socialmente sustentáveis, com a utilização de insetos-predadores naturaus, estudando características físicas, comportamentais e reprodutivas dos insetos.

Laboratório de Biotecnologia


O laboratório de Biotecnologia, tem como objetivo, estudos dedicados ao controle do processo de síntese proteica celular utilizando técnicas de Biologia Celular e Molecular, além de testes de melhoramento produtivo de fermentação.

Laboratório de Microbiologia e Bioprocessos


O Laboratório de Microbiologia e Bioprocessos, tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a Isolamento, Identificação, Taxonomia e Caracterização Molecular de bactérias e fungos de interesse clínico, alimentício e/ou biotecnológico.

Laboratório de Processos Separação ode Biomoléculas e Desidratação de Alimentos


O Laboratório de Processos Separação de Biomoléculas e Desidratação de Alimentos tem como objetivo, desenvolver processos de separação de biomoléculas, tais como açúcares, oligossacarídeos, polissacarídeos, enzimas, proteínas, entre outras, além da utilização de pesquisa em alimentos ressecados.

LABQUIM Laboratório de Química


O Laboratório de Química tem como objetivo estudar as estruturas, organização e as transformações moleculares que ocorrem em células ou produtos biológicos de interesse.

Laboratórios de ensino - Labin


O Laboratório de ensino – Labin possui caráter multidisciplinar e atende aos diversos cursos da Universidade, disponibilizando a utilização de computadores para desenvolvimento de atividades acadêmicas.

Laboratório Multiusuário de ensino e pesquisa


O Laboratório Multiusuário de ensino e pesquisa tem como objetivo dar apoio as atividades de ensino e pesquisa multidisciplinares do Campus de Gurupi.

Laboratório de Ensino de Bioquímica, Genética e Imunologia


O Laboratório de Ensino de Bioquímica, Genética e Imunologia tem como objetivo identificar microrganismos, análises de variabilidade genética com marcadores moleculares, além de estudos relacionados a doenças infecciosas como leishmaniose visceral canina, entre outros.

Centro de Pesquisas - Biotério


O Centro de Pesquisas - Biotério é uma sala destinada a conservação animais em condições adequadas, para posterior utilização em experimentos científicos ou produção de vacinas e soros, por outros laboratórios só campus.

Sala de Aula, de Reuniões e de Seminários


O Sala de Aula, de Reuniões e de Seminários tem como objetivo disponibilizar uma sala reserva, de modo presencial, para apresentações, aulas, reuniões, bancas de dissertação ou tese, entre outros eventos.

Biblioteca

A Biblioteca UFT/Campus de Gurupi, órgão suplementar da Universidade Federal do Tocantins, vinculado administrativamente à Pró-Reitoria de Graduação, foi criada em desde a instalação da a Universidade do Estado do Tocantins – com processo de Federalização a partir de 2007 foi realizada uma expansão tanto em área e títulos. Principalmente, com a implantação do projeto REUNI do Governo Federal com aumento significativo nos números de títulos a ser disponibilizados para os alunos da Pós- Graduação e Graduação.

Neste contexto, tem como missão contribuir efetivamente para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, propiciando acesso aos serviços informacionais nas diversas áreas do conhecimento, de forma qualificada, rápida e atualizada, visando contribuir para a formação do profissional e do cidadão e para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da sociedade. Suas alas de Multi atribuições são as de seleção, aquisição, classificação, catalogação, organização, armazenamento, conservação, restauração, disponibilização, treinamentos e disseminação das mais diversas fontes de informação aos seus usuários. Presta serviços de assistência às bibliotecas setoriais do campus de Gurupi. Além da comunidade universitária, a Biblioteca Central é também aberta à comunidade Gurupiense e demais pessoas que possam necessitar de seus serviços.

O horário de funcionamento é de acordo com setores o acesso ao acervo físico, aos empréstimos e devoluções na Seção de Circulação e à sala de Reservas funcionam de 2ª a 6ª feira, das 7 00 às 18 00 horas e aos sábados das 7 00 às 13 00 horas para atendimento ao público, sendo que as fichas catalográficas podem ser solicitadas via internet, 24 horas por dia. Durante o recesso escolar a Biblioteca é aberta ao público das 6 30 às 18 30 horas de 2ª a 6ª feira.

A atual estrutura organizacional da Biblioteca Seção de Apoio Administrativo, Serviço de Processamento Interno, Seção de Seleção e Aquisição, Seção de Catalogação e Classificação, Seção de Acervo Digital, Serviço de Referência e Atendimento ao Público, Seção de Circulação e Empréstimo e Conta com servidores bibliotecários e servidores técnico administrativos efetivos, que são responsáveis pelo seu funcionamento bem como pelo atendimento aos usuários. O serviço de limpeza e higienização é terceirizado. A proteção, a segurança e o controle do acervo são feitos por meio do controle de acesso dos usuários e um sistema com portões eletrônico de detecção magnética que permite o controle de entrada e saída de materiais do interior do prédio.

Fim do conteúdo da página