Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGBiotec > Área de Concentração
Início do conteúdo da página

Áreas de Concentração


1. Área de Concentração - Biotecnologia:

É uma área da ciência que se concentra na aplicação dos princípios da biologia molecular, genética e bioquímica para desenvolver tecnologias e produtos que beneficiem a humanidade. Ela tem sido utilizada em diversas áreas, incluindo a agricultura, medicina, meio ambiente, alimentos e indústria. Em resumo, a biotecnologia é uma área em constante evolução e que oferece soluções inovadoras para diversos problemas em diferentes setores. Seu impacto pode ser visto na melhoria da qualidade de vida das pessoas, no desenvolvimento de novas terapias para doenças graves, na produção de alimentos mais saudáveis e na proteção do meio ambiente. 

Linha 1.1 – Controle biológico e biorracional – essa linha de pesquisa inclui duas abordagens utilizadas na agricultura para o controle de pragas e doenças sem o uso excessivo de produtos químicos. Ambas utilizam organismos vivos, mas diferem em sua abordagem e objetivos. O controle biológico é a utilização de organismos vivos para controlar as pragas e doenças das plantas. Esses organismos podem ser predadores naturais, parasitas, patógenos ou competidores. O objetivo é estabelecer um equilíbrio ecológico entre os organismos, de modo que as pragas sejam controladas sem a necessidade de pesticidas químicos. Já o controle biorracional é uma abordagem mais abrangente que inclui não apenas o controle biológico, mas também o uso de produtos químicos menos tóxicos e outras práticas de manejo integrado de pragas.

 

Linha 1.2 – Biotecnologia com foco em saúde, agropecuária, alimentos e indústria - engloba a produção de medicamentos biológicos, que são produzidos a partir de microrganismos, como vírus, bactérias, fungos ou células animais. Esses medicamentos incluem proteínas, anticorpos e hormônios, e são usados no tratamento de diversas doenças, como câncer, diabetes e doenças autoimunes. Engloba também a engenharia genética, que envolve a manipulação direta do DNA de um organismo para criar novas características ou funções. Essa técnica tem sido utilizada para produzir plantas e animais geneticamente modificados (OGMs), que podem ter características específicas, como resistência a pragas ou doenças. Essa linha ainda inclui a produção de alimentos, como na criação de enzimas que ajudam a processar alimentos e na produção de plantas geneticamente modificadas que são resistentes a insetos e doenças. Além disso, engloba a produção de biocombustíveis, como etanol e biodiesel a partir de plantas. Essa linha inclui a área ambiental, visando o desenvolvimento de tecnologias que ajudam a reduzir a poluição, como o uso de bactérias que degradam compostos químicos tóxicos em solos e águas contaminadas. Também inclui o sequestro de carbono no solo, envolvendo práticas que aumentam o estoque de carbono no solo e nas plantas, como a adoção de sistemas agroflorestais, a utilização de culturas de cobertura e a aplicação de técnicas de manejo do solo que promovem o acúmulo de matéria orgânica. Por fim, dentro dessa linha está incluída a área da bioinformática que visa a análise de genes e genomas e seus produtos, como proteínas e a análise de expressão gênica, assim como é usada na modelagem de sistemas biológicos complexos.

 

Quadro demonstrativo das áreas de concentração e linhas de pesquisa do PPGBiotec

Área de concentração Linhas de Pesquisa
Biotecnologia
Linha 1.1 – Controle Biológico e Controle Bioracional.
Linha 1.2 - Biotecnologia com foco em saúde, agropecuária, alimentos e indústria.

 

Fim do conteúdo da página