Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGBec > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação (PPGBec), nível mestrado, foi implementado em 2015 a partir da reformulação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecótonos (PPGEE). Criado em 2008, o PPGEE foi o primeiro programa de mestrado da Universidade Federal do Tocantins criado no Câmpus de Porto Nacional, e o primeiro curso de PPG em ecologia e conservação no Estado do Tocantins. O curso teve como primeiro coordenador o Prof. Dr. Paulo Henrique Franco Lucinda, e a primeira turma, titulada em 2010, contou com sete alunos. 

A proposta inicial do PPGEE era capacitar mão-de- obra qualificada para atuar na docência, pesquisa e extensão em ecossistemas de fronteira (áreas ecotonais), uma vez que o Domínio Cerrado apresenta zonas de transição com a Floresta Atlântica, a Caatinga e a Floresta Amazônica. No ano de 2015, entretanto, o curso passou por reestruturação, inclusive sugerida pela Capes. A reestruturação envolveu a reformulação da área de concentração, linhas de pesquisa, disciplinas e nome do curso, que passou a se chamar Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação (PPGBec). 

Essa reestruturação foi realizada com o intuito de ampliar a área de atuação do PPG, abrindo a possibilidade de criação de novas linhas de pesquisa e o ingresso de novos docentes, além de se tornar mais atrativo para novos discentes. Todas as mudanças foram homologadas pela Capes. 

Entre 2008 e 2021 o curso titulou mais de 120 mestres. Ao concluírem o mestrado, os discentes têm sido absorvidos pelo mercado de trabalho para atuarem, sobretudo, em atividades de ensino, administração/gestão, trabalhos técnicos e de pesquisa, ou ingressaram em cursos de doutorado em outros PPGs.

 

Fim do conteúdo da página