Inovação Tecnológica

Aviso:

Por força de lei, todos os registros referentes a patentes, marcas, registros de computador, softwares, além de outros que constam na LPI, quando desenvolvidos no âmbito da UFT, devem obrigatoriamente passar pelos trâmites internos do Núcleo de Inovação e da Procuradoria da UFT a fim de evitar futuros problemas referentes à apropriação indevida de bens públicos, pois esses registros podem se caracterizar como títulos de propriedade pertencentes à Universidade Federal do Tocantins.

Inovação Tecnológica

O conceito de inovação tecnológica está associado ao surgimento de criações, inventos ou tecnologias geradas em ambientes de pesquisa científica que acarretem aumento de qualidade e produtividade de modo a contribuir efetivamente com o desenvolvimento socioeconômico do país.

Sob essa perspectiva, a Lei 10.973/2004 – denominada Lei de Inovação Tecnológica – representa a base da estrutura do sistema jurídico brasileiro de proteção intelectual, definindo fontes de financiamento, utilização de instalações e equipamentos de instituições públicas para desenvolvimento de pesquisa, formação de parcerias público-privadas por meio de contratos e convênios, transferência da tecnologia para exploração industrial e participação dos inventores/criadores nos resultados econômicos em caso de comercialização das tecnologias desenvolvidas nos ambientes de pesquisa.

Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/UFT), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), tem por objetivos centrais o desenvolvimento da cultura da inovação e do empreendedorismo, a agregação de valor à produção do conhecimento científico e tecnológico, o apoio e estímulo à transferência de tecnologias e o fortalecimento do processo de desenvolvimento tecnológico do país, de acordo com as políticas públicas e a legislação vigente.

Para isso, o NIT oferece orientações aos docentes, alunos, pesquisadores e colaboradores quanto aos procedimentos para proteção dos direitos de propriedade intelectual e mantém interações com outras Instituições Científicas Tecnológicas (ICT), com a comunidade, com organizações governamentais e organizações privadas.

>>> Confira AQUI apresentações sobre tecnologias patenteadas pela UFT selecionadas como as três mais promissoras por meio de ação conjunta Núcleo de Inovação / Rede Namor / Wilynka.

>>> Confira AQUI a lista de depósitos de patentes registrados no Inpi pelo NIT/UFT.

Mapeamento de Laboratórios e Núcleos de Pesquisa

Com objetivo de identificar as competências e pesquisas desenvolvidas na UFT para a elaboração de um catálogo, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) realiza o mapeamento dos laboratórios e núcleos de pesquisa nos sete câmpus da Universidade.

O catálogo consolidado irá facilitar a geração de projetos, convênios e outras formas de parcerias com entidades governamentais, empresariais, entre outras.

Para o levantamento dos dados, o NIT conta com a colaboração e empenho da comunidade acadêmica.

Interessados em contribuir devem preencher o formulário disponível aqui e enviá-lo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas
Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte
Sala 207 | Bloco IV (Reitoria)
Palmas/TO | 77001-090

Telefones: (63) 3232-8315 (Direção) | (63) 3232-8265 (Assessoria Administrativa)

Site: www.uft.edu.br/nit