Apresentação

A Universidade Federal do Tocantins, ao longo de 10 (dez) anos de existência, atingiu um nível de excelência científica dos mais elevados da Região Norte.  Assim, coloca-se como instituição estratégica para o desenvolvimento tecnológico e agropecuário desta região localizada na faixa de transição entre o centro do país e a Amazônia. Neste sentido, o constante apoio aos projetos de pesquisa realizados no âmbito da comunidade acadêmica tocantinense resultou, em um curto espaço de tempo, na constituição de 14 (quatorze) mestrados e 03 (três) doutorados, que recebem os vários estudantes provindos, na sua maioria, da graduação da própria instituição.

As políticas de Pesquisa e Pós-Graduação da UFT têm como principais eixos norteadores:

• Melhoria e ampliação da iniciação científica (IC);
  • Fortalecimento e expansão da pós-graduação Stricto Sensu;
  • Apoio à participação em eventos e à divulgação da produção científica da UFT.

O avanço na política de assistência ao pesquisador tem sido uma prática da Instituição, assim como o estímulo aos docentes/ pesquisadores a participarem da concorrência em editais de empresas e agências financiadoras para que a universidade continue contribuindo e apontando diferentes possibilidades e  estratégias voltadas  para o desenvolvimento da Amazônia.