Extensão

A extensão universitária na Universidade Federal do Tocantins está alinhada as diretrizes nacionais de extensão, pactuadas desde 1999 pela Politica Nacional de Extensão, pelo consenso e reformulações do Fórum de Pró-reitores das Instituições Federais de Ensino (Forproex), sendo as seguintes: interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade ensino-pesquisa- extensão, impacto na formação do estudante, impacto e transformação social.

Atualmente a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) desenvolve suas ações por meio de programas e projetos institucionais, sendo os seguintes:

1. Programa de Extensão (PROEXT)
  2. Programa de Acesso Democrático à Universidade (PADU)
  3. Programa Institucional de Bolsas de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (Pibex)
  4. Incubadora de Projetos Pedagógicos e Inovação para Escolas de Ensino Fundamental e Médio
  5. Incubadora de Empresas da UFT
  6. Grupo de Apoio a Alunos Estrangeiros (GAE)
  7. Universidade da Maturidade (UMA)
  8. Centro de Línguas
  9. Projeto Rondon
  10. Cineclube;
  11. Café Literário
  12. Corredor Cultural;
  13. Trilhas Tocantinenses
  14. Semanas Acadêmicas.

Para o quinquênio (2016-2020), a política de extensão estabelecida pela Proex, considerando o seu papel social, se pautará nos seguintes ações: ampliar a contribuição da UFT à sociedade tocantinense; aprimorar programas de aproximação entre a UFT e iniciativa privada; incentivar a difusão do conhecimento produzido na Universidade para a comunidade na forma de participação em mostras científicas, feiras de ciências, semanas acadêmicas, eventos de consciência étnico-racial, simpósios, fóruns e colóquios; fomentar parceria universidade-escola; articular cursos com temáticas indígenas; entre outras.

registrado em: ,