Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PDI > Histórico > Institucional > PDI > Responsabilidade Social
Início do conteúdo da página

Responsabilidade Social

A responsabilidade social de inclusão no âmbito econômico e cultural concentram-se majoritariamente na Proex, mesmo sendo de ciência de todos que a responsabilidade social abrange desde questões de ensino até condições físicas de uma IES.  A responsabilidade social da UFT perpassa pela preocupação em torná-la uma instituição inclusiva, com práticas que se voltam para a concretização da equidade social (de gênero e étnica) assim como cursos que pedagogicamente articulem o ensino, pesquisa e extensão, baseados pela interdisciplinaridade, com intuito do desenvolvimento sustentável da Amazônia. 

 As ações extensionistas têm refletido a integração da Instituição com a comunidade externa. Destaca-se também a responsabilidade pelas políticas de auxílio ao desenvolvimento das comunidades de indígenas e quilombolas, atendendo assim de fato à demanda social da região. A extensão universitária, na Universidade Federal do Tocantins, está alinhada às diretrizes nacionais de extensão, pactuada desde 1999 pela Política Nacional de Extensão, expressão do consenso e reformulações do Fórum de Pró-Reitores das Instituições Federais de Ensino (FORPROEX). “A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade” Destacam-se alguns programas: 

  • Programa Centro de Referência em Cidadania e Direitos Humanos
  • Programa de Criação de Incubadora de Cooperativas Populares e Fomento à Economia Solidária no município de Araguaína/TO
  • Programa Incubadora de Empresas da Universidade Federal do Tocantins (INUFT)
  • Programa de Acesso Democrático a Universidade (Padu)
  • Programa de Acesso Democrático a Universidade para Indígenas e Quilombolas (PADIQ) 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página