Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > Arraias: Alunos do curso de pedagogia realizam aula de campo
Início do conteúdo da página

Arraias: Alunos do curso de pedagogia realizam aula de campo

Por Luana Nunes | Publicado: Terça, 17 de Mai de 2016, 16h49 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Os estudantes do segundo período do curso de Pedagogia realizaram na manhã desta segunda-feira (16), a aplicação de parâmetros dos Protocolos de Avaliação Rápida de Rios (PAR’s). Esta atividade é parte dos conteúdos para avaliação na disciplina Educação Ambiental, ministrada pelo professor Orimar Santana. Professor e alunos organizaram juntos as atividades e preparação e aplicação dos parâmetros. A iniciativa contou com o apoio da coordenação do curso de pedagogia, representada pela Coordenadora Prof.ª Maria Santana Ferreira, e da professora Alice do Amaral, do curso de turismo patrimonial e socioambiental. 

Os PAR’s avaliam, de forma integrada, as características de um trecho de rio de acordo com o estado de conservação ou degradação do ambiente fluvial, visando contribuir para o manejo e conservação destes ambientes, através de parâmetros de fácil entendimento e aplicação simplificada. 

Segundo o professor Orimar Santana, o trabalho tem a pretensão de motivar a integração da comunidade no monitoramento dos recursos hídricos locais, com vistas a produzir dados que possam representar a qualidade dos ecossistemas fluviais de Arraias ao longo do tempo. "A apropriação do tema por parte dos estudantes vem motivando a aplicação dos PAR’s, pois eles mergulharam com profundidade na análise e adequação dos parâmetros originais à realidade local, adaptando termos e expressões que melhor expliquem a geomorfologia fluvial e as condições climáticas de nossa região", reforça Santana. 

Confira a galeria de fotos desta atividade:

 

Arraias: aula de campo

 

(Com informações Coordenação do Curso de Pedagogia, Câmpus de Arraias)

registrado em:
Fim do conteúdo da página